Professora Mariza Nunes e Prof. Rodrigo Marzano, diretor da Escola de Contas e Capacitação prof. Pedro Aleixo do TCE_MG - créditos: TCE-MG
19-11-2025 às 13h16
Direto da Redação
O compromisso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) com a educação fiscal ficou devidamente explícito ao conquistar, nesta terça-feira, 18, em Brasília (DF) o 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, por intermédio da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.
O recebimento do prêmio foi dedicado “a criadora visionária do “Jogo do Tributo”, servidora pública dedicada, aposentada e voluntária incansável do TCEMG, Mariza Nunes. Ela, com o seu otimismo, sempre pôs fé na energia transformadora da educação. De tanto acreditar, a determinação dela tornou em realidade o que era um sonho.
Por meio do “Jogo do Tributo” a Educação Fiscal tem demonstrado o seu poder transformador. Foram desmistificadas a tributação e a gestão pública, que, assim, ficaram mais “acessíveis e envolventes”. Como comenta o professor Paulo Roberto Cardoso, é profundamente gratificante ver estudantes entusiasmados com os papéis de gestores. Assumiram o debate do orçamento e compreenderam a importância do controle social.
O fato de estar entre os primeiros colocados, tendo em vista as centenas de iniciativas de todo o Brasil, o reconhecimento enche de gratidão e também de responsabilidade, o Tribunal de Contas de Minas Gerais, com ênfase para a educação fiscal.
Uma das importâncias do projeto é que ele forma cidadãos conscientes. À medida que um jovem compreende que os seus impostos mantêm em funcionamento a escola ou o hospital, ele é mais um dos agentes de transformação social pronto para o viver.
Essa iniciativa criou transparência e participação e se estende por vários municípios de Minas Gerais. Daí toda a emoção, porque cada projeto premiado renova a esperança de uma Nação mais justa e ainda mais transparente.
A essa altura, o “Jogo do Tributo”, além de uma simulação, lança a quem interessar possa, um convite à cidadania ativa. A premiação comprova que se está no caminho certo, a educação tem poder de transformar o mundo por meio das pessoas, coletivamente.

