“A atividade pública possibilita a transformação da vida dos cidadãos. É o elo fundamental no atendimento pleno dos serviços essenciais prestados pelo Estado à população. É o ato de construir, persistente e diuturnamente, uma sociedade melhor”.
O “Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim”, a honraria principal do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais foi entregue a 14 personalidades, numa memorável solenidade, no auditório Vivaldi Moreira.
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi um dos 14 a receberem o colar, e na sequência, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva. E também Leonardo Navaes, comandante da Capitania Fluvial de Minas Gerais, capitão de Mar e Guerra.
O deputado federal Rogério Correia mais as deputadas estaduais mineiras Beatriz Cerqueira e Marilene Alves “Leninha”, também deixaram o auditório ao final da solenidade, com o honroso colar. Ricardo Antônio Mohallem desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, também foi homenageado, mais a conselheira e presidente do TCE de Sergipe, Susana Maria Fontes Azevedo Freitas e Waldemar Pinheiro dos Santos, procurador-geral do Estado do Mato Grosso, e mais Risodalva Beata de Castro auditora pública externa do TCE de Mato Grosso,
Foram agraciados também com o “colar do mérito”, os prefeitos Márcio Ferreira Souto (Pedra Azul), José Bráulio Aleixo (Dom Silvério), Jorge Luiz Gomes da Costa (Volta Grande) e Eliton Luiz Moreira (Doresópolis).
Gilberto Diniz, presidente do TCE de Minas enalteceu em discurso as personalidade e instituições agraciadas por terem prestado “relevantes serviços ao Tribunal e ao sistema de controle da administração pública.
“A atividade pública possibilita a transformação da vida dos cidadãos. É o elo fundamental no atendimento pleno dos serviços essenciais prestados pelo Estado à população. É o ato de construir, persistente e diuturnamente, uma sociedade melhor. É a atuação que requer conhecimento e coragem. Sim, devemos distinguir tal trabalho, ainda mais num tempo de criminalizar não somente da política, mas de toda a vida pública”, comentou.
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), também discursou, mas em nome dos homenageados. “Agradeço efusivamente este Tribunal de Contas na pessoa do seu presidente, por nos agraciar com prestigiosa honraria, que guardaremos com grande consideração […] De nossa parte, ressalto que continuaremos nos empenhando com muita energia, com total comprometimento com as melhores práticas de governança, para tornar nossa Minas Gerais mais próspera igualitária e pacífica”, disse.
A procuradora do Estado, Renata Couto Silva de Faria; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos de Azevedo Correia Júnior, e o deputado federal Rogério Correia sentaram-se à mesa durante a solenidade.
Assim como também o representante do TRF-6, desembargador Boson Gambogi, representante do Ministério Público, promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho, defensora pública Geral do Estado, Raquel Gomes de Souza da Costa Dias, procurador-geral do Ministério Público de Contas, Marcílio Barenco, vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, desembargador Júlio César Lorens, e a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, desembargadora Denise Alves Horta, como noticiou uma publicação do TCE-MG.