Sugestão de programa mais que gostoso é o Festival da Jabuticaba de Sabará, a uma hora de BH
Cada ano o festival fica mais atrativo. Neste, de 24 a 27 próximos, a expectativa da prefeitura é de receber 150 mil pessoas nos quatro dias dessa festa mais deliciosa.
Direto da Redação
04-11-2022
06h:07
O Diário de Minas sugere aos seus leitores de modo geral, o que pode ser um ótimo programa, saboroso, podemos dizer assim, o Festival da Jabuticaba de Sabará, cidade histórica a 24,2 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-262. Da Savassi até lá, se muito gasta-se uma hora de viagem.
Vai acontecer de 24 a 27 deste mês de novembro, e quem gosta de jabuticaba já pode começar a ficar com água na boca, principalmente quem foi criado em quintal com jabuticabeiras por todos os lados, como foi o meu caso.
O Festival de Jabuticaba é uma atração somada à própria cidade, que guarda história em seus casarios, e as pedras daquela urbe são testemunhas de acontecimentos vários, como os dos bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Borba Gato, naquele tempo em que o ouro era a obsessão de tantos.
De jabuticaba em jabuticaba, de ano após ano, o evento foi sendo explorado e ganhou o nome de Festival da Jabuticaba, Cultura e Gastronomia. Em outras palavras, quem já está assinalando a data para, como se diz, entrar na jabuticaba, convém não exagerar tanto. Quando criança, havia quem chupava quantidade de jabuticaba, que ficava “entupido”.
O consumo de jabuticaba pode trazer vários benefícios para a saúde, e quem se interessar, porque não muitos, basta buscar na internet que acha, por meio do doutor Google.
Mais do que a teoria, o importante e de fato saboroso é poder ficar debaixo de uma jabuticabeira carregada e só sair de lá depois que “o cotovelo fizer bico”.
Para este ano, o festival vai oferecer 40 tipos de produtos derivados da jabuticaba. E a expectativa é de que Sabará receba 150 mil pessoas em quatro dias de festa deliciosa, número comparável ao de uma população de uma cidade de tamanho razoável.