Créditos: Divulgação
17-11-2025 às 11h00
Iago Almeida*
São Paulo, outubro de 2025 – A Larian, startup especializada em inteligência artificial para o setor de turismo, vem ampliando no Brasil o uso de seu modelo próprio de agentes de inteligência artificial, que reduzem em até 85% o tempo de emissão de bilhetes, 75% do tempo médio de atendimento e 90% na checagem de pagamentos, transformando a rotina de trabalho das agências de viagens. A solução, que já integra a operação da empresa desde sua criação, movimentou mais de R$ 50 milhões em vendas brutas nos últimos meses e atende cerca de 120 clientes em todo o país.
A tecnologia da Larian funciona como um sistema inteligente que automatiza todo o atendimento das agências de viagem, desde a busca por passagens até o pós-venda. Ela reúne vários “agentes virtuais” especializados em tarefas diferentes, como procurar promoções, acompanhar clientes e fazer conciliações financeiras. A plataforma opera diretamente pelo WhatsApp, com integrações seguras com companhias aéreas e sistemas que seguem o padrão NDC, usado globalmente no setor. Cada agência tem seu próprio assistente virtual personalizado, com a marca da empresa, capaz de conversar com os clientes e realizar processos de forma automática e rápida.
Os agentes da Larian automatizam todo o processo de compra de passagens, buscando e emitindo bilhetes em tempo real, processando pagamentos, enviando confirmações e registrando tudo no sistema da empresa. Integrados a ferramentas como HubSpot e Google Sheets, permitem que o cliente conclua toda a compra pelo WhatsApp, sem precisar de atendimento humano. Com tecnologia em nuvem do Google Cloud e configuração rápida em até 48 horas, a plataforma ajuda agências a vender mais com menos esforço.
Segundo o CEO Bruno Bazoti, a proposta da Larian é usar a automação para transformar o dia a dia das agências de viagem. Ele explica que, ao eliminar tarefas manuais e repetitivas, a tecnologia libera tempo para que os profissionais se concentrem no que realmente importa: o atendimento e a experiência do cliente. “Nosso objetivo é facilitar a vida do agente de viagens. Automatizar processos significa eficiência, redução de custos e competitividade em um mercado cada vez mais desafiador”, afirma o executivo.
O avanço chega em um momento de forte expansão do turismo brasileiro. O setor faturou R$ 207 bilhões em 2024, segundo a FecomercioSP e o IBGE, e já acumula alta de 9,2% em 2025, com quase 50 mil agências registradas no Cadastur. No cenário internacional, o WTTC projeta contribuição de US$ 11,1 trilhões do turismo ao PIB global em 2024, e mais de US$ 167 bilhões no Brasil em 2025.
Presente no Travel Tech Hub Day como patrocinadora, a Larian se destaca pelo crescimento acelerado e pela proposta de modernizar o setor de turismo por meio da automação. Para Bruno Bazoti, o propósito é claro: “Queremos simplificar o dia a dia das agências, liberando tempo para que foquem no que realmente importa: o relacionamento com o cliente e o crescimento sustentável do negócio”, finaliza.
Sobre a Larian
A Larian é uma startup especializada em inteligência artificial para o setor de turismo. Fundada em agosto de 2023, a empresa já conta com mais de 100 agências clientes ativas e reduziu em até 80% os custos operacionais dessas empresas com automação via IA. A Larian atua de forma integrada com mais de 200 companhias aéreas e oito programas de milhas. A operação da empresa é 100% digital, com IA que integra canais como WhatsApp, e-mail e plataformas de emissão. A Larian está em expansão para o mercado internacional, com sede secundária no Canadá

