25-11-2025 às 14h00
Direto da Redação
A Santa Casa BH dá mais um grande salto em inovação e excelência assistencial ao adquirir três novas ferramentas de tecnologia que vão auxiliar a equipe médica do maior hospital do maior hospital do Brasil em número de internações pelo SUS. O anúncio foi feito em cerimônia realizada nesta segunda-feira, 24.
As plataformas foram adquiridas junto à Elsevier, uma das maiores empresas do mundo no ramo de informação científica e tecnológica: o ClinicalKey reúne literatura científica atualizada para apoiar decisões clínicas; o ClinicalKey AI utiliza inteligência artificial baseada exclusivamente em evidências validadas para responder dúvidas médicas de forma rápida e confiável; e o Elsevier WordSets padroniza condutas e protocolos, garantindo alinhamento, eficiência e precisão em todo o fluxo de atendimento.
A Santa Casa BH é a primeira instituição de saúde 100% SUS do Brasil a oferecer as três ferramentas. Com esta aquisição, todos os médicos da instituição passam a contar com um conjunto exclusivo de soluções desenvolvidas para otimizar a tomada de decisão clínica, qualificar o atendimento e fortalecer o aprendizado contínuo.
Mais eficiência, menos tempo de internação
A decisão por oferecer as novas ferramentas e suas funcionalidades aos médicos da Santa Casa BH, vai ao encontro da busca contínua da instituição pela excelência assistencial, como visto em outros projetos, como o escritório de gestão de altas, inaugurado em 2023. Iniciativas como essa têm um objetivo em comum: diminuir o tempo de internação sem comprometer a segurança do paciente e a eficiência do tratamento.
“A Santa Casa BH é o hospital que mais interna paciente pelo SUS no país por 4 anos seguidos e isso acontece porque estamos sempre empenhados em buscar soluções tecnológicas e inovadoras que auxiliem tanto os médicos quanto os pacientes. Com essas três novas ferramentas, oferecemos aos médicos mais informação técnicas e menos tempo procurando por elas, enquanto os pacientes se beneficiam desse menor tempo de internação ao, por exemplo, exigir menos necessidades, como exames”, é o que afirma Dr. Cláudio Dornas, diretor de assistência técnica da Santa Casa BH.
Não é um Chat GPT para médicos
Dr. Cláudio garante que, apesar de todas as facilidades encontradas em ferramentas que utilizam inteligência artificial, o que está sendo oferecido aos médicos não pode ser confundido com o Chat GPT. “Quando estamos falando da saúde de um paciente, precisamos sempre de referências fidedignas e de fontes confiáveis e reconhecidas. Ao fazer uma pesquisa, a ClinicalKey AI faz esse papel ao vasculhar em toda a biblioteca que ela possui, um acervo dos mais dos mais respeitados do mundo, e traz todas as referências que encontrou na própria resposta.” afirma.
Ele garante também que isso não vai mudar em nada a humanização do tratamento e que essas ferramentas devem ser vistas como um suporte para a tomada de decisão, que ainda é do corpo clínico. “O médico ainda vai conversar com o paciente, ainda vai levar em conta o que ele está sentindo. O que estamos oferecendo aqui são alternativas para garantir melhorias de protocolos e otimização da informação, mas nada substitui o olho no olho”, conclui
Rafael Camara – Assessor de Imprensa – 31-98374-0202 rafaelcamara@santacasabh.org.br

