Turismo em alta - créditos: divulgação
25-11-2025
Sérgio Moreira*
O setor aéreo brasileiro movimentou mais de 9 milhões de passageiros em voos domésticos ao longo do último mês de outubro. O número é o maior já registrado no período desde janeiro de 2000, quando teve início a série histórica da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Além disso, trata-se do quarto maior volume mensal já anotado no país, ficando atrás apenas de janeiro de 2015 e janeiro de 2020, ambos com 9,3 milhões de passageiros, e de julho de 2025, que também ultrapassou a marca de 9 milhões de viajantes.
O segmento aéreo internacional também alcançou recorde de movimentação para outubro no Brasil, com 2,3 milhões de passageiros. O crescimento é de 9,3% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) liderou o ranking de movimentação, em um ranking também composto pelos terminais de Congonhas, na capital paulista; Brasília (DF), Aerporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG) e Campinas (SP).
Em 2025, o Brasil já registrou a chegada de 8 milhões de turistas internacionais. Para acompanhar a entrada desses visitantes no país, a Embratur, com o apoio do Ministério do Turismo, instalou “Turistrômetros” nas cidades de Brasília e do Rio de Janeiro .
A partir de projeções de inteligência artificial, os painéis atualizarão, em tempo real, a chegada de novos turistas estrangeiros até o Réveillon. A iniciativa busca dar visibilidade diária ao grande fluxo de visitantes internacionais no país, que já supera todos os índices históricos.
De acordo com um levantamento da Booking.com, realizado entre 1º de agosto e 28 de outubro de 2025, o Brasil foi o destino mais buscado globalmente por turistas que planejam viajar no período de 20 de dezembro de 2025 a 3 de janeiro de 2026.
O resultado representa um crescimento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, reforçando a atratividade nacional para o turismo de lazer, especialmente durante as celebrações de Natal e Ano Novo.
*Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 leia o site diariodeminas.com.br

