
O vencedor da edição 2025 foi o queijo Pedra do Segredo. CRÉDITOS: Reprodução
03-07-2025 às 08h52
Sérgio Moreira*
Pela primeira vez, o Brasil conquistou o Prêmio Super Ouro da ExpoQueijo Brasil –
Araxá International Cheese Awards, principal competição de queijos artesanais das
Américas. O vencedor da edição 2025 foi o queijo Pedra do Segredo, produzido pela
Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa, município localizado no Sul de Minas Gerais.
O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca lisa e/ou lavada, com ou
sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação e obteve a maior pontuação entre
as mil amostras inscritas por 16 países.
O produtor Jaime Porfírio de Barros foi representado na cerimônia por sua prima,
Tatiany de Barros Siqueira, que descreveu o processo de produção. “Ele é um queijo de
massa semicozida. A gente tem um processo de maturação natural. O queijo fica
exposto na prateleira e a gente vai tombando. Não temos controle de umidade, de
temperatura, não temos uma cave. É o nosso clima o grande diferencial. Não há
interferência externa nenhuma”, afirmou.
Com massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o queijo Pedra do Segredo
apresenta cristais de tirosina — sinal de maturação avançada — formados
naturalmente durante a decomposição das proteínas em aminoácidos.
Essa foi apenas a segunda participação da queijaria na ExpoQueijo, reforçando o feito
inédito de superar concorrentes da Europa e da América Latina. “É grandioso demais
trazer para o Brasil e para Minas, pela primeira vez, esse prêmio. Alagoa é uma cidade
pequena, de dois mil habitantes, e que hoje se tornou grandiosa”, disse Tatiany
durante a premiação.
Premiações – Produtores de cinco países foram premiados com troféus na edição 2025
da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards. O Brasil obteve o maior
número de premiações máximas, com 39 ouros. Minas Gerais foi o estado com maior
destaque, reafirmando sua posição como referência nacional na produção de queijos
artesanais.
O produtor Renato Queirós de Castro, da cidade de Madre de Deus, no centro-sul do
estado, foi bicampeão na categoria em que participou. “No ano passado ganhamos
ouro com nosso queijo de 15 meses de maturação e, neste ano, conseguimos ouro
com um queijo de 12 meses de maturação. Ficamos muito felizes, porque sabemos o
quanto aqui é concorrido, e ter esse reconhecimento sempre é muito bom”, afirma.
Também receberam troféus produtores de estados como Amazonas, São Paulo, Mato
Grosso e Rio Grande do Sul. A Queijaria Tradição D’Lourdes, do Amazonas, foi uma das
mais premiadas da edição, com quatro ouros. “Os queijos premiados foram a ricota de
búfala, o coalho de búfala, a mistura dos dois leites e o bovino. É uma grande
felicidade levar para o Amazonas esses troféus”, diz a produtora Arleane Costa
Figueiredo.
Apesar da liderança brasileira, outros cinco países conquistaram troféus em suas
categorias. A italiana Latteria di Branzi venceu na categoria queijo de leite cru com
casca tratada, com o Stracchino alla Antica delle Valli Orobiche. “Esse queijo já ganhou
ouro em 2021. Nós somos uma cooperativa e, quando representamos a Itália, estamos
representando os produtores que, assim como nós, acreditam em um queijo de
identidade”, afirma Pedro Domenguini Albano, ponto de consolidação da Itália no
concurso.
A Argentina repetiu o bom desempenho de edições anteriores com o queijo Cuatro
Esquinas, ouro na categoria queijo pasteurizado com casca tratada. O Peru também
teve uma amostra premiada com troféu “Ouro”, reforçando a presença sul-americana
entre os vencedores. O Uruguai conquistou prata em uma das categorias de queijos
aromatizados maturados. A França recebeu bronze na categoria queijo de leite de
ovelha.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de junho, no Cine Teatro Tiradentes,
como parte da programação oficial da ExpoQueijo Brasil 2025, que terminou neste dia
29 de junho, em Araxá .
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá
International Cheese Awards teve reconhecimento e participação dos principais países
produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, de especialistas e da
imprensa. O encontro contou com ampla estrutura montada no pátio principal e nos
salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas
Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo foi realizada de 26 a 29 de junho, com impacto positivo em
diversas áreas, como turismo, varejo, agropecuária, logística, indústria alimentícia,
suprimentos e relações internacionais.
O evento foi realizado pela Bonare Eventos. Teve como mantenedor a Epamig –
Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada ao Governo de Minas Gerais.
Contou com patrocínio da Cemig, Governo de Minas, McCain, Sistema Ocemg, Sicoob
Crediara e Sebrae. Teve o Rota Araxá como aplicativo oficial de mobilidade. Recebeu
apoio da AmiQueijo, Prefeitura de Araxá, AQMARA, Faemg e Senar. Também teve
apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da
Superintendência Federal de Agricultura em Minas Gerais, e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e suas vinculadas: Emater-MG,
Epamig-ILCT e IMA.