Quase passa de liso, mas hoje é o dia dedicado ao Pão de Queijo, essa delícia mineira
Mas a verdade é que o dia do pão de queijo é todo dia porque já se incorporou à rotina do mineiro. E acabou por se tornar uma das preciosidades produzidas em Minas Gerais.
17-08-2023 – 17h:19
Direto da Redação
Atualmente, há dia para comemorar tudo quanto é coisa. Afora os dias tradicionais, nossos velhos conhecidos, como Natal, Ano-Novo, Dia das Mães, Dia dos Pais, o comércio de modo geral acaba criando outros dias, com o fito de permanecer ativo, porque os dias estão difíceis, com a carestia a recrudescer.
Creia você, temos até o Dia do Pão de Queijo, comemorado hoje, 17 de agosto, com muito gosto, porque estamos tratando de um produto delicioso. Antigo, porque teria sido inventado no período colonial, feito com as sobras do queijo.
Mas a verdade é que o dia do pão de queijo é todo dia porque já se incorporou à rotina do mineiro. E acabou por se tornar uma das preciosidades produzidas em Minas Gerais. Fora do Estado, as pessoas sempre associam os mineiros a algumas delícias e o pão de queijo é uma delas.
No interior, lá onde ainda há quintais, é possível encontrar um forno de barro, e assar pão de queijo com sabor mais apurado, uma delícia! Um produto autêntico, feito com queijo mesmo e com gosto de queijo.
Muitos dos pães de queijo encontrados no mercado podem até ter aparência de produto autêntico, mas acabam sendo só uma maneira de engambelar as pessoas porque não tem nem cheiro de queijo.
Mas lá na casa de Sílvia Batista, em Belo Horizonte, ela costuma fazer pão de queijo várias vezes ao mês. E conta que faz uma porção grande e congela. Com as facilidades atuais para assar, ela retira o suficiente para consumo no momento e acaba tendo pão de queijo à vontade.
É importante que haja um dia dedicado ao pão de queijo porque é uma maneira de valorizar mais ainda o produto mineiro, que hoje em dia está no Brasil inteiro e até mesmo no exterior, para onde foi levado por brasileiros que se mudaram para países como a Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Portugal, Itália e outros.
A rigor, a vida fica melhor com pão de queijo. Ou você não acha?