Ele realizou duas vezes o sonho de administrar Montes Claros, sua terra natal, onde iniciou carreira política como vereador da Câmara Municipal
02-01-2025 às 09h34
Direto da Redação
Neste 1° de janeiro, enquanto o prefeito eleito de Montes Claros Guilherme Guimarães (União) tomava posse, o prefeito que o antecedeu, Humberto Souto se encontrava internado na Santa Casa, onde deu entrada no dia 22 de dezembro de 2024, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, quando jogava baralho – buraco – em sua casa, em companhia de familiares.
Dentro do seu quadro, o já duas vezes ex-prefeito, Humberto Souto, segundo o comunicado mais recente dos médicos, encontra-se estável e ainda respira com ajuda de aparelhos. A nota destacou que a equipe médica já iniciou a redução de sedativos.
Desde os tempos em que frequentava a sapataria do Tião Boi, na Rua Presidente Vargas, no prédio do então Clube Montes Claros, o político Humberto Souto acalentava o sonho de ser prefeito da cidade. Antes de se candidatar a vereador, ele confessava isso ao sapateiro, que, na ocasião, era uma espécie de ouvidor e conselheiro, a quem Souto buscava ouvir.
Ao realizar o sonho e administrar Montes Claros, ele impulsionou a cidade tanto quanto Toninho Rebello, que o fez muito antes ao dar à urbe as condições de se expandir. Com Souto, a cidade consolidou a sua vocação de metrópole devido à sua localização no mapa, um polo para onde convergia e ainda converge muitos dos que saem dos estados nordestinos para fixarem residência lá.
É de se recorda a vez em que o prefeito reuniu a equipe e moradores para anuncia a realização de 20 obras: Duplicação da avenida João XXIII e continuação e interligação com a avenida Irmão Jaime e Damião; Pavimentação da estrada municipal que dá acesso à Somai; Espaço Cultural Concha Acústica na Praça dos Jatobás; Cemei Antônio Pimenta (bairro Sumaré); Praças Santos Reis, Jaraguá e Alterosa; Quadras públicas (bairros Jardim Primavera, Vila Exposição, Residencial Montes Claros, Residencial Vitória, Universitário, Vila Real, Vila Sion, José Carlos de Lima e Canelas); Reforma do Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros; Reforma da Policlínica Ariosto Machado.
Na verdade, Humberto Souto não era de falar, mas de fazer. E ainda ecoa nas mentes montes-clarinas uma frase dele, em entrevista, “se o administrador não rouba, dá para fazer muita obra”. Pode-se dizer que, como prefeito, ele demonstrou ser “um homem do fazimento”.