
Adolescentes realizando atividade. CRÉDITOS: Aconchego/Divulgação
11-07-2025 às 09h07
Direto da Redação*
O Grupo Aconchego, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, lançou o projeto “Jovem em Movimento” com o objetivo de acompanhar e apoiar adolescentes em processo de desligamento dos serviços de acolhimento e jovens egressos no Distrito Federal.
A iniciativa busca oferecer suporte na transição para a vida adulta, promovendo autonomia, inclusão social e o fortalecimento de vínculos afetivos e comunitários. A proposta surgiu a partir da constatação de que muitos adolescentes deixam os abrigos aos 18 anos sem o preparo necessário para enfrentar os desafios da vida adulta, como rupturas emocionais, evasão escolar, ausência de rede de apoio familiar e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
Para enfrentar essa realidade, o projeto prevê oficinas de escuta com os jovens, capacitação das equipes técnicas, implementação piloto de um fluxo intersetorial de atendimento e a apresentação de uma proposta de política pública ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA/DF). A ação envolve também a mobilização de órgãos e instituições das áreas de desenvolvimento social, saúde, educação, justiça, trabalho e habitação.
“Ao compreender os desafios vivenciados por adolescentes em acolhimento, conseguimos pensar em políticas públicas mais humanas, que não os deixem desamparados ao atingirem a maioridade. O projeto é uma oportunidade real de mudar trajetórias e garantir um futuro mais seguro”, afirma Maria da Penha Oliveira, psicóloga e coordenadora do projeto.
Selecionado por meio de edital do CONANDA/SNDCA 2024, o “Jovem em Movimento” se baseia na experiência acumulada pelo Grupo Aconchego em outros projetos voltados para o público jovem, como o Pipa e o Acolhimento Familiar. “Essas vivências anteriores ajudaram a identificar demandas e agora contribuem diretamente para a formulação de políticas públicas voltadas a esses adolescentes”, destaca a coordenadora.
O projeto envolve a participação de equipes técnicas dos serviços de acolhimento do DF, representantes da Promotoria e Vara da Infância e Juventude, Defensoria Pública, Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselhos Tutelares, CDCA/DF e outros parceiros da rede de proteção.
Sobre o Grupo Aconchego – Fundado em 1997, o Aconchego é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, referência nacional em ações voltadas à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Filiado à ANGAAD e membro do MNPCFC, o grupo atua no desenvolvimento de tecnologias sociais e projetos com potencial de transformação cultural e social.
Assessoria de Comunicação – Grupo Aconchego
Proativa Comunicação
Contatos: Alana Felix (61) 98141-1473 | Aline Ramos (61) 99846-4120 | Flávio Resende (61) 99216-9188
E-mail: atendimento@proativacomunicacao.com.br / executivoatendimento@proativacomunicacao.com.br
Redes sociais: @ProativaC