Mais uma obra do professor Rogério Reis Devisate - créditos: Devisate
07-12-2025 às 09h40
Soelson B. Araúo*
Falar do Professor Rogério Reis Devisate é revisitar a trajetória de uma das mentes mais brilhantes e sensíveis da intelectualidade brasileira contemporânea que conheci através de seus lúcidos textos. Pensador inquieto, olhar sempre atento ao mundo e às pessoas, Devisate se consagrou como uma das grandes inteligências da atualidade no Brasil — alguém que transforma conhecimento em reflexão, e reflexão em impacto humano e social.
Colunista e articulista de nosso tradicional Diário de Minas, o primeiro jornal diário dos mineiros, fundado em Ouro Preto em 1866 e prestes a completar 170 anos de história em 01 julho de 2026, o professor já ultrapassa a marca de uma centena de artigos publicados. Seus textos são mais que análises; são convites generosos ao pensamento crítico, pontes entre passado e futuro, entre rigor intelectual e sensibilidade humana. Em cada publicação, deixa transparecer a profundidade de seu compromisso com a educação, com a ética e com o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente.

Rogério Reis Devisate é daqueles raros docentes que transcendem a sala de aula. Onde chega, desperta curiosidade; onde fala, provoca movimento; onde escreve, inspira. Sua presença no cenário cultural e acadêmico carioca, mineiro — e brasileiro — é motivo de orgulho, não apenas pelo brilhantismo, mas pela maneira afetuosa, acessível e comprometida com que compartilha seu saber.

Apresentá-lo é, sobretudo, celebrar alguém que dedica a vida a iluminar outras vidas. É expressar gratidão por uma inteligência que ensina sem arrogância, critica sem ferir, e constrói sem cessar. É reconhecer o valor de um professor que, com sua palavra firme e seu coração atento, transforma leitores, estudantes e colegas, deixando marcas profundas por onde passa.

Professor Rogério Reis Devisate: mestre, pensador, humanista. Um presente para Minas, um patrimônio para o Brasil.
*Soelson Barbosa Araújo é empresário, jornalista, escritor e CEO do Diário de Minas

