Tadeu Leite, presidente da ALMG é homenageado pela AMAGIS - créditos: ALMG
04-11-2025 às 12h10
Direto da Redação
Durante solenidade comemorativa dos 70 anos da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), realizada na noite de segunda-feira (3/11/25), na sede da entidade, foram entregues medalhas a personalidades que contribuiram para a magistratura e para a Associação.
O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi um dos condecorados com a Medalha Guido de Andrade.
Foram entregues duas honrarias: a Medalha Comemorativa dos 70 anos da Amagis, em reconhecimento ao trabalho de 20 ex-presidentes da entidade; e a Medalha Guido de Andrade, outorgada a apenas cinco pessoas, entre as quais o chefe do Legislativo mineiro.
Os demais homenageados com a Medalha Guido de Andrade foram o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), juiz Frederico Mendes Júnior; o senador Rodrigo Pacheco (PSD); o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), José Antonino Baía Borges; e o ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho (in memoriam).
De acordo com informações oficiais, a comenda foi instituida pela Amagis em 2007 e leva o nome do desembargador José Guido de Andrade. Falecido em 2004, o desembargador é lembrado como um “ícone da magistratura mineira, que despertava admiração e respeito por ser tolerante e humano e, como magistrado, competente e independente”.
A cerimônia ainda foi prestigiada por outras autoridades, como o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens; o presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), desembargador federal Vallisney de Souza; e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), conselheiro Durval Angelo, entre outros.
Dedicação reconhecida pelo Parlamento
O aniversário de sete décadas da Associação dos Magistrados Mineiros foi lembrado pela Assembleia Legislativa, numa homenagem realizada dia 20 de outubro último em Reunião Especial do Plenário.
A Amagis representa juízes e desembargadores mineiros, tanto da ativa quanto aposentados, atuando na defesa das prerrogativas e dos interesses da classe e buscando valorização da magistratura, fortalecimento do Poder Judiciário e defesa do Estado Democrático de Direito.
A Associação nasceu da mobilização de um grupo de magistrados insatisfeitos com a remuneração e a insuficiência de juízes em diversas comarcas mineiras. Eles queriam construir uma entidade para representar seus interesses, fortalecer a união da classe e garantir condições dignas para o exercício da função jurisdicional.
Atualmente, é a Amagis a segunda maior Associação de magistrados estaduais da América Latina.
Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG

