
A aula inaugural será feita por Sérgio Nazar, poeta e professor de Literatura Portuguesa da UERJ. CRÉDITOS: Fundação Eça de Queiroz
Getting your Trinity Audio player ready...
|
13-05-2025 às 09h26
Direto da Redação*
Para celebrar os 180 anos de nascimento de Eça de Queirós, Academia Mineira de Letras dará início no dia 23 de maio ao curso “Por que ler Eça de Queirós hoje?”. As inscrições gratuitas estão abertas. A aula inaugural será feita por Sérgio Nazar, poeta e professor de Literatura Portuguesa da UERJ.
O curso terá, no total, seis aulas onlines, de 1h cada, além da aula inaugural presencial, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Centro, Belo Horizonte). As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online. A confirmação de inscrição será enviada por e-mail, bem como os links para as aulas online.
“Por que ler Eça de Queirós hoje?” tem status de Curso de Formação de Leitores, na AML, e vai abordar as mais conhecidas obras do escritor português – Os Maias; O crime do padre Amaro; O primo Basílio; A ilustre casa de Ramires; A cidade e as serras; A relíquia; e Alves & Cia. “Eça de Queirós é um dos principais prosadores da língua portuguesa de todos os tempos. A sua influência foi muito grande no Brasil do final do século 19 e de todo o século 20 e é ainda muito forte no imaginário coletivo dos leitores de ficção em língua portuguesa.
Agora, quando celebramos os 180 anos de nascimento do autor português, é hora de revisitar o legado potente e perene de Eça de Queirós”, conta Rogério Faria Tavares, presidente emérito da Academia Mineira de Letras e idealizador do curso.
A aula inaugural, com Sérgio Nazar, propõe a leitura de algumas cenas de Os Maias, tendo a modernidade como chave de leitura principal. “Eça fala por meio de silêncios, imprecisões e paradoxos. Com isso, seduz e cativa, de modo surpreendente, os leitores de seu tempo e impulsiona a modernidade literária nas literaturas em língua portuguesa”, afirma o especialista em Eça de Queirós, Sérgio Nazar.
A aula inaugural, que acontece no dia 23 de maio, terá a presença especial do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos. As demais aulas do curso serão ministradas por professores estudiosos e conhecedores da obra de Eça de Queirós, como Audemaro Taranto, Vera Lopes, Virgílio Coelho, Marcus Vinícius de Freitas, entre outros.
O curso “Por que ler Eça de Queirós hoje?”, realizado em parceria com o Centro de Estudos Luso-afro-brasileros da PUC Minas (CESPUC/Cátedra do Instituto Camões), acontece no âmbito dos projetos “Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 248139)”, previsto na Lei Federal de Incentivo à Cultura, e “Academia Mineira de Letras Manutenção e Funcionamento 2025 (CA 2018.13609.0261)”, incluído na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Esse projeto tem os patrocínios da CEMIG e do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e setecentos médicos cooperados e colaboradores.
LINK DE INSCRIÇÕES: https://forms.gle/3xH8rf6wvGyrmUfVA
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
ABERTURA PRESENCIAL – AULA INAUGURAL
23 de maio (sexta-feira) – das 19h30 às 21h
Tema: Eça de Queirós e a modernidade
Convidado: Sérgio Nazar
Com a presença do embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos
AULAS ONLINE
Às segundas-feiras – das 19h30 às 20h30
AULAS ONLINE
Às segundas-feiras – das 19h30 às 20h30
Aula 1 – 26 de maio
Tema: A ilustre casa de Ramires
Convidado: Virgílio Coelho de oliveira Júnior (CEFET)
Aulas 2 – 2 de junho
Tema: A relíquia
Convidado: Audemaro Taranto Goulart (PUC Minas)
Aula 3 – 9 de junho
Tema: O crime do Padre Amaro
Convidado: Giuliano Lellis Ito Santos (UEPG-Grupo Eça)
Aula 4 – 16 de junho
Tema: A cidade e as serras
Convidado: Marcus Vinícius Freitas (UFMG)
Aula 5 – 23 de junho
Tema: Alves & Cia
Convidado: Professor Filipe Senos Ferreira (Universidade de Aveiro/Portugal)
Aula 6 – 30 de junho
Tema: O primo Basílio
Convidado: Vera Lopes (PUCMG)