Pensamento holístico faz maravilhas a partir do trabalho executado localmente
Praça Santa Catarina de Labouré, na Regional Pampulha da PBH, será requalificada pelo esforço de moradores apoiados pela vereadora Marcela Trópia e a administradora Neusa Fonseca.
28-04-2023 – 18h:03
Direto da Redação
“Pensar globalmente e atuar localmente”, é com este pensamento holístico que um grupo de moradores da área correspondente à Regional Pampulha, bairros Dona Clara, Jaraguá e Santa Rosa, em Belo Horizonte, tomaram a iniciativa de buscar a requalificação da Praça Santa Catarina de Labouré, depois de mais de duas décadas clamando por uma reforma.
Qual praça da capital dispõe de duas nascentes d’água potável? Nascentes que há tempos já podiam estar sendo aproveitadas até mesmo como uma fonte para refrescar os caminhantes contumazes que ali frequentam. Além, claro, dos moradores das imediações que veem naquele espaço uma maneira de encontrar uns com os outros e usufruir de suas benesses.
Em reunião com a administradora da Regional Pampulha, da Prefeitura de Belo Horizonte, Neusa Fonseca, encontro do qual participou também a vereadora Marcela Trópia, que viveu a infância e adolescência na referida praça, e o presidente da Associação dos Bairros Jaraguá/Dona Clara, Vairo Voisk, além de equipe técnica, ficou decidida a requalificação, enfim, do logradouro.
Segundo Soelson Barbosa Araújo, um dos moradores do bairro, integrante da Comissão de Planejamento e Articulação com o poder público e privado, além de instituições locais e a comunidade, “já contei 33 espécies diferentes de pássaros na área”. Soelson diz que de manhã e no final do dia é “uma verdadeira algazarra de pássaros”.
Citou já ter visto e ouvido o canto de canarinho amarelo, pássaro preto, tucanos, maitacas, sabiás, João de barro, tizil e muitos bem-te-vis, de modo que a praça, com os seus arvoredos, é como um berçário onde as espécies nascem e crescem e vão ficando.
Além dele, faz parte da comissão Paola Ferreira e Bárbara Elce Mendes. Ficou acertado na ocasião que a praça será totalmente requalificada, com melhorias na pista de caminhada, equipamentos para as crianças e “muito mais”, disseram Neusa Fonseca e Marcela Trópia.
Esta, quando adolescente ajudava nas festas juninas da Igreja Santa Catarina Labouré. O cenário da praça atualmente “é de descuido”. Ela viu que a calçada e os brinquedos precisam de manutenção urgente. Por isso, participei de uma visita técnica junto à Prefeitura e moradores para entender o que podemos fazer para mudar essa situação.
Com a requalificação, os pets terão espaço especial nos projetos da praça, além de muitas outras providências. O importante a destacar aqui é a tomada de atitude dessa comissão de moradores, que trabalhando de modo eficiente conseguiram o que antes foi difícil.
Com o apoio, a participação e o empenho da vereadora Marcela, mais o pessoal da Prefeitura de BH, por intermédio da Regional Pampulha, Neusa Fonseca, as obras terão início logo e a praça ganhará uma cara nova.