Pela história que guarda, a estrada MG-437 pavimentada é a obra do século na RMBH
Com mais de 300 anos de história, o trecho de 12,5 km receberá o asfalto pela primeira vez, financiado por duas prefeituras e o Estado, ao preço total de R$ 40 milhões.
23-05-2023 - 18h09
Cleves Zé Silva*
O governador Romeu Zema reconheceu que a pavimentação da MG-437 é a maior obra viária da RMBH, pela sua história e o custo benefício que a estrada trará para a microrregião de Nova Lima e Sabará.
A declaração ocorreu durante a solenidade de lançamento simbólico do asfaltamento do trecho ligando as duas cidades tricentenárias nesta segunda-feira, 22, já com as patrolas em funcionamento.
Com mais de 300 anos de história, o trecho de 12,5 quilômetros receberá o asfalto pela primeira vez com aporte financeiro das duas prefeituras e do Estado, ao preço total de R$ 40 milhões, sendo R$ 25 milhões pagos pela Prefeitura de Nova Lima.
A estrada pertenceu à comarca mais cantiga e extensa de Minas, criada em 1714 com o nome de Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará, sede de outras duas: Vila Rica (Ouro Preto) e Rio das Mortes (São João del-Rei).
Era o caminho do ouro pela bacia hidrográfica do Rio das Velhas e também de acesso ao Caminho Velho – Vila Rica-Paraty (RJ) –, a primeira estrada aberta pela coroa portuguesa no Brasil.
Nesta época a coroa portuguesa ainda não tinha controle sobre a região das minas, já que se preocupava apenas com a cobrança do “quinto” – taxa de até 20% sobre a extração de ouro.
Por esta e outras razões, o totem inaugural deste asfalto não pode conter apenas o nome das figuras políticas envolvidas e a data do corte da fita, marcado para o fim de 2024, mas um resumo histórico desta obra do século, ainda que tardia.
*Jornalista e escritor