Humberto Souto e Guilherme Guimarães, segundo o autor deste artigo, “dupla, unida por uma sólida formação ética e moral, tornou-se sinônimo de uma administração eficiente e voltada para resultados”, em Montes Claros.
A trajetória de Humberto Souto, prefeito de Montes Claros, é um exemplo de dedicação, resiliência e transformação. Ao lado de seu vice-prefeito, Guilherme Guimarães, ambos conquistaram uma aceitação popular quase unânime, fruto de uma gestão marcada pela honestidade e pelo compromisso com o bem-estar da população.
Essa dupla, unida por uma sólida formação ética e moral, tornou-se sinônimo de uma administração eficiente e voltada para resultados. Humberto Souto, cuja carreira política é amplamente reconhecida, passou por importantes cargos como vereador, deputado estadual e federal, líder do Governo Collor, ministro e presidente do Tribunal de Contas.
Quando decidiu encerrar sua carreira política na sua cidade natal, Montes Claros, fez isso com um objetivo claro: “Não vim para ser prefeito de Montes Claros por vaidade, mas para fazer a diferença”, declarou. Ao assumir a prefeitura, encontrou uma cidade em situação crítica. O cenário de terra arrasada incluía médicos em greve, professores com salários atrasados, e serviços essenciais como energia elétrica e coleta de lixo suspensos. Isso sem falar no calote do Estado de Minas Gerais, sob o comando de Fernando Pimentel, que se apropriou de repasses constitucionais, deixando as prefeituras mineiras em estado de calamidade.
Com determinação, Humberto Souto implementou medidas austeras e drásticas para reverter essa situação, enfrentando severas críticas enquanto levava a cabo o processo de saneamento, tão necessário para a recuperação das finanças da prefeitura. Ele demonstrou habilidade política ao formar sólidas alianças, especialmente com a Câmara Municipal, e montou uma equipe de governo comprometida, na qual o secretário Guilherme Guimarães já despontava como um gestor de excelência.
Foi nesse cenário que ele, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Saneamento e Meio Ambiente, destacou-se como o principal responsável pelas obras de infraestrutura na cidade. Com uma abordagem focada no planejamento, comunicação eficaz e liderança, garantiu a conclusão de centenas de obras, incluindo a finalização de muitos empreendimentos inacabados que deterioraram o patrimônio público.
Esse trabalho em conjunto transformou a paisagem urbana de Montes Claros, marcando profundamente a gestão municipal. Sob a liderança de Humberto Souto, a administração sempre manteve uma visão despojada de vaidades, onde o verdadeiro protagonismo era atribuído àqueles que os elegeram. “Nós somos empregados do povo”, dizia, sempre, Souto para Guilherme após empossado como vice-prefeito no segundo mandato, destacando a importância da prestação de contas e do trabalho conjunto em prol da comunidade.
Essa filosofia de governança resultou em uma revitalização evidente da cidade, impactando diretamente o cotidiano dos montes-clarenses. Entre as inúmeras conquistas da gestão, destacam-se avanços significativos na infraestrutura, saúde, educação, e na atração de novas indústrias, aproveitando o apelo do estratégico entroncamento rodoviário da cidade. Essa transformação liderada pela dupla Humberto Souto e Guilherme Guimarães estruturou a base para o futuro, com Guimarães despontando como o candidato favorito nas próximas eleições municipais.
O atual vice-prefeito, tem um currículo impressionante que inclui a criação e coordenação do curso de Engenharia Civil na Unimontes, além de diversas funções públicas. Agora, ele lidera a corrida eleitoral com larga margem. Sua atuação reflete o espírito empreendedor e a sintonia com os anseios da população, características que têm sido a marca registrada dessa gestão compartilhada. Humberto Souto, determinado a perpetuar seu imenso legado, deposita toda sua confiança em Guilherme, na certeza de que ele é a pessoa mais qualificada para continuar a edificação da Montes Claros do futuro.
*Wagner Gomes é articulista político e escritor