Para este e o próximo ano serão investidos R$ 11 milhões em Cultura e Turismo
Outra novidade destacada, mas quando setembro vier, é o Caipiblue - Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, no Circuito Liberdade.
03-07-2023 – 08h:51
Sérgio Moreira*
Uma cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi oficializada durante a abertura do 5º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, no dia 1 de agosto, no Grande Teatro Cemig do Palácio das Artes. O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e a Diretora de Comunicação da Cemig, Cris Kumaira, assinaram um termo que prevê a realização de quatro editais que somam R$ 11 milhões em investimentos na cultura e no turismo entre 2023 e 2024.
Na ocasião também foi assinado o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável com a 360 Turismo. A iniciativa estabelece um planejamento que norteará as ações da Secult voltadas ao setor turístico até 2024. A segunda fase desse trabalho se iniciará no dia 16 de agosto e realizará um diagnóstico com informações de todos os territórios do estado, a partir de oficinas, pesquisas e entrevistas.
Outra novidade destacada foi a realização nos dias 1, 2 e 3 de setembro do Caipiblue - Festival Internacional da Cozinha Mineira Contemporânea, que deverá acontecer no Circuito Liberdade.
O evento é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).
O primeiro edital da Cemig será voltado para o Natal, com lançamento em setembro deste ano. O objetivo, de acordo com Cris Kumaira, é “reforçar os traços de mineiridade” nessa época do ano. O segundo é para o Carnaval e deverá ser executado em 2023. “Nós queremos dar mais tempo para a organização dessa festa, tendo em vista toda a movimentação da economia atrelada a ela”, completou a Diretora de Comunicação da Cemig. O terceiro edital é o Luzes do Patrimônio que viabilizará a instalação de uma iluminação moderna e de qualidade em igrejas, museus e prédios históricos.
“E neste momento estamos trabalhando na construção de um quarto edital a ser lançado um pouco mais a frente e 100% focado no interior de Minas Gerais. Ele vai incentivar e promover a realização de festivais e festas tradicionais dos nossos municípios. Sabemos como essas festas fazem parte da vida dos mineiros e da importância delas. Temos muitos festivais de qualidade espalhados por todas as regiões do estado e que reúnem diferentes manifestações culturais”, acrescentou Kumaira.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, celebrou a iniciativa. “Isso que a Cemig faz representa um passo gigantesco; dá clareza e transparência para os patrocínios, e, sobretudo, dá oportunidade para o interior apresentar os seus projetos. Obrigado por essa parceria constante”, pontuou.
Em sua fala de boas-vindas aos participantes do encontro, Oliveira também pontuou a expansão da atividade turística em Minas Gerais, a qual, no mês de abril, registrou crescimento de 720% acima da média nacional, no comparativo com o mesmo período de 2022. “Nossa cultura é o grande produto. Um crescimento de 720% na atividade turística e a geração de 100 mil empregos no ano de 2022 revelam o quanto essa transversalidade tem feito e fará muito bem para Minas Gerais”, frisou o secretário.
Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira, informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br