Português (Brasil)

Para BH, chuva foi alívio, mas em Araçuaí faz calorão

Para BH, chuva foi alívio, mas em Araçuaí faz calorão

O município do Vale do Jequitinhonha bateu o recorde histórico, segundo o Inmet, antes ostentado por Bom Jesus, no Piauí, região Nordeste do Brasil 21-11-2023 – (...) Direto da Redação Depois da abençoada chuva que desceu sobre Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a situação na capital e na Grande BH melhorou, com umidade relativa do ar em 50% nos próximos dias. Aconteceu um alívio para população, depois de uma convivência com índices de umidade baixo

Compartilhe este conteúdo:

O município do Vale do Jequitinhonha bateu o recorde histórico, segundo o Inmet, antes ostentado por Bom Jesus, no Piauí, região Nordeste do Brasil

 

21-11-2023 – (...)

Direto da Redação

 

Depois da abençoada chuva que desceu sobre Belo Horizonte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que a situação na capital e na Grande BH melhorou, com umidade relativa do ar em 50% nos próximos dias. Aconteceu um alívio para população, depois de uma convivência com índices de umidade abaixo dos 20% - considerado clima de deserto.

Mas não se pode deixar de mencionar que o Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, chegou ao ápice em temperatura já registrada na história entre as medições já feitas no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou no município, no domingo, 20, 44,8ºC. Bom Jesus, no Piauí, região Nordeste, é que detinha o recorde com 44,7ºC em novembro de 2005, agora ostentado por Araçuaí.

Na época da pandemia de Covid-19, Araçuaí já havia registrado uma marca bem alta, de 44,0ºC. Mas desta vez, as altas temperaturas aconteceram devido à massa de ar quente e seco que atingiu Minas em novembro.

Os meteorologistas dizem que a sufocante onda de calor, com temperaturas acima dos 37°C, dará uma trégua em Belo Horizonte e na região metropolitana. Mas os próximos dias serão de céu nublado e pancadas de chuva. No entanto, a partir de quinta-feira (23), os termômetros voltam a subir, podendo chegar a 35°C na sexta-feira em BH.

Entretanto, os índices devem voltar a cair já no sábado, 25 e no domingo, 26, podendo chegar a 25°C. O Inmet informa: uma onda de calor só ocorre quando as temperaturas atingem 5°C acima da média, por três ou mais dias seguidos.

Segundo os meteorologistas, o clima tem sido influenciado pelo fenômeno “El Niño”. Isso acontece quando o ar quente e seco do continente impede que as frentes frias cheguem ao Sudeste, e assim os dias ficam mais quentes.

Mas no Norte de Minas, Noroeste e Vale do Jequitinhonha, nessas regiões as temperaturas irão continuar altar e segundo o Inmet, podem passar dos 40°C, e a umidade pode ficar entre 25 e 30%, em pontos como São Romão, Unaí e Araçuaí. Há previsão de pancadas de chuva para essas regiões até esta quarta-feira, 22.

Compartilhe este conteúdo:

 

Synergyco

 

RBN