
Esta é a primeira unidade da segunda maior rede hoteleira de Portugal em território mineiro. CRÉDITOS: Reprodução
Getting your Trinity Audio player ready...
|
27-05-2025 às 09h49
Sérgio Moreira*
Dia 24 de maio está marcado na história da hotelaria mineira coma inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, uma instalação da primeira unidade da rede portuguesa no estado é marco estratégico que consolida a vocação mineira para o turismo de excelência e fortalece a presença de Minas no cenário global.
Ao lado do prefeito de Brumadino, Gabriel Parreiras, governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo anunciou a construção de um hotel Vilá Galé, em Brumadinho, a segunda unidade em Minas Gerais.
Minas Gerais dá um passo decisivo na consolidação de sua vocação histórica para o turismo cultural, patrimonial e sustentável com a inauguração do Vila Galé Collection Ouro Preto, no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto. Esta é a primeira unidade da segunda maior rede hoteleira de Portugal em território mineiro — o 12º resort do grupo no Brasil — e representa um movimento estratégico de Minas rumo ao protagonismo no mercado turístico internacional.
O empreendimento é resultado de uma política pública estruturada, conduzida de forma integrada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), por meio da Invest Minas, e pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), que reposicionou Minas Gerais como um destino competitivo, seguro e acolhedor. Com investimento de R$ 120 milhões, o resort gerou 120 empregos diretos e mais de 600 postos de trabalho indiretos, impactando positivamente a economia local e regional.
Instalado no imóvel histórico que abrigou o 1º Quartel do Regimento de Cavalaria de Minas Gerais (1779) e, posteriormente, o tradicional Colégio Dom Bosco, o Vila Galé Collection Ouro Preto é um exemplo de como o turismo pode ser vetor de desenvolvimento com preservação do patrimônio. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), o espaço foi cuidadosamente recuperado pela rede portuguesa, especializada em integrar hospitalidade e memória.

Jorge Rebelo, presidente grupo Vila Galé
As tratativas para a instalação começaram em 2021, durante missão oficial do Governo de Minas à BTL Lisboa. Em 2022, a interlocução com os salesianos, então proprietários do imóvel, viabilizou a apresentação do projeto a grupos hoteleiros. “Sabíamos do potencial desse espaço e da expertise do Vila Galé em requalificar imóveis históricos. Dois meses depois, o dr. Jorge Rebelo já estava em Minas com um pré-projeto.
Hoje, temos um empreendimento que transforma a região, valorizando nosso patrimônio, gerando emprego, renda e oportunidades para o povo mineiro”, afirma Bárbara Botega, secretária-adjunta de Comunicação Social.
Para João Paulo Braga, presidente da Invest Minas, “trazer um equipamento turístico desse porte para Ouro Preto é contar nossa história de forma viva e contemporânea. É conciliar tradição com inovação, patrimônio com desenvolvimento.”
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca o significado simbólico e estratégico da inauguração:
“A chegada do Vila Galé, primeira bandeira internacional a se instalar em Minas em mais de três décadas, comprova que Minas está aberta ao mundo. É o resultado de um trabalho técnico e sensível, que alia cultura, turismo e desenvolvimento. Minas Gerais se reinventa e se reposiciona no cenário global com experiências únicas, acolhimento genuinamente mineiro e segurança institucional para o investidor. Estamos vivendo um novo ciclo: internacional, sustentável e com impacto direto na vida das pessoas. O Vila Galé Collection Ouro Preto é um símbolo da potência turística de Minas Gerais.”

Mineiridade à mesa e nas experiências – A inauguração será marcada por um encontro com os sabores da terra: as chefs Carol Fadel e Maria Clara Magalhães conduzirão uma experiência gastronômica com pratos típicos preparados em fogão à lenha e servidos em panelas de pedra-sabão. O evento inclui visita guiada pelas instalações e pela história do espaço.

Estrutura de excelência com identidade mineira -Com 311 quartos — 95 deles no edifício histórico restaurado e os demais distribuídos em dois novos blocos — o Vila Galé Collection Ouro Preto oferece uma estrutura que conjuga conforto, sofisticação e respeito à memória do lugar. O resort conta ainda com três restaurantes, dois bares, cinco piscinas aquecidas, capela, biblioteca, cinema, discoteca, clube infantil NEP, atelier, sete salas de convenções, auditório, sala de jogos e o Satsanga Spa & Wellness, com sauna, banho turco e salas de massagem.

A infraestrutura contempla também uma área de lazer completa: lago com tirolesa e pedalinho, trampolim, quadras poliesportivas, pista de kart e espaços voltados ao bem-estar e à contemplação da natureza.
Azeites, vinhos e inovação em solo mineiro – Reconhecida pela produção de vinhos e azeites em regiões como Alentejo, Douro e Ponte de Lima, a rede Vila Galé inicia agora um novo capítulo em Minas Gerais. Serão destinados 15 hectares da propriedade à plantação de vinhas e oliveiras, testando a viabilidade de cultivo em terras mineiras — uma iniciativa pioneira e simbólica, que une tradição portuguesa e inovação local.
Experiências que unem cultura e natureza -O resort firmou parceria com o Haras M. Tostes para oferecer passeios de cavalo e charrete, proporcionando aos hóspedes uma imersão na paisagem da Mata Atlântica preservada que cerca o empreendimento. Trilhas ecológicas, horta pedagógica, caiaque, passeios de jipe, bicicleta e até balão de ar quente integram os roteiros planejados, com foco na educação ambiental, na cultura regional e na valorização do território.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira.
Instagram: @sergiomoreira63
Informações para a coluna: serguio51moreira@bol.com.br