
Prefeito de Nova Era, Txai proferindo palestra na faculdade de Direito, Curso de Ciências do Estado da UFMG - créditos: DM
Getting your Trinity Audio player ready...
|
11-05-2025 às 10h21
Soelson Araújo (*)
O prefeito Txai Silva Costa, reeleito para mais quatro anos de mandato, desenvolveu uma reflexão sobre estes tempos em que as redes sociais ditam, em grande parte, o futuro dos cenários da política brasileira, onde cada cidadão gera e edita seus próprios conteúdos para seus perfis e avaliam de forma independente o candidato de sua preferência.
O jovem Txai, com pouco mais de trinta anos de idade, nasceu em Nova Era, de família simples. Seu pai, já falecido, era comerciante, dono de restaurante, sem tradição política. Txai cresceu ajudando nas tarefas do dia a dia, até chegar a idade de ir para a faculdade, quando escolheu cursar Ciências do Estado além do curso de Criminologia. Além de prefeito ele é presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Mina Gerais – ARISB-MG e Vice-presidente da CORSAB e foi também presidente do Centro Acadêmico de Ciências do Estado da Faculdade de Direito.

Antes de se eleger prefeito em seu primeiro mandato, Txai passou por algumas experiências em cargos de confiança, assessoria parlamentar e enfrentou uma campanha eleitoral modesta, sem ajuda financeira de terceiros, utilizando-se mais das redes sociais.
Criou em seguida, com ajuda do amigo Paulo Cesar, um canal no YouTube, “A Rede quer te ouvir”. De bairro a bairro, em Nova Era, mobilizaram as pessoas e, praticamente, sem recursos se elegeu prefeito de Nova Era.
Segundo o prefeito, seu primeiro mandato foi marcado por um período de grandes desafios agravado pela Pandemia do Covid, não obstante, sua administração ter trabalhado para reinventar formas de conduzir as políticas sociais, sendo sincero e realista com a população.
“Muitas pessoas acham que Nova Era é um município minerador. Não é. Além disso, é um município territorialmente muito extenso e complexo para administrar”.
Apesar da situação crítica, Txai elogia a ex-prefeita que transferiu a prefeitura municipal sem dívidas, mas tinha uma situação política delicada pela frente para conseguir administrar o município junto aos vereadores eleitos e reeleitos.
Ele disse que entende o município como um organismo vivo, onde é necessário, e primordial, a exemplo do sistema de abastecimento de água, esgoto, tratamento do mesmo, redes pluviais, calçamentos e transporte, infraestrutura, educação, saúde, segurança e energia elétrica, além ter o controle do custo da administração, assim administrar os benefícios para que possam criar oportunidades para o cidadão viver com sua família ali.
Enfim, completa dizendo que “não existe nenhuma instituição ou organismo que sobrevive, que vai gerar renda e distribuir esta renda e fazer dinheiro ao mesmo tempo que a distribui.”
O prefeito Txai, demostra conhecimento e respeito com a coisa pública e mostra que gestão pública é coisa séria ao elogiar o empenho e competência de sua equipe pelo trabalho que realiza. E os resultados já podem ser notados pela população.
Nova Era foi um dos poucos municípios de Minas Gerais ano passado a realizar uma eleição municipal pacífica e propositiva, quando, com apenas um candidato a prefeito, Txai disputou sua própria reeleição.
A administração municipal inovou em contratações valorizando seus produtores agrícolas com aquisições de tratores comunitários, além de apoiar os fornecedores locais como é permitido pela legislação, capacitando-os de forma a ganhar mercado, o que aconteceu de fornecedores locais fornecer para mercados fora de Nova Era, assim como ocorre com os eventos locais.
Na Fazenda da Vargem, onde restaurou um casarão da época da escravidão, ocorrerá o Festival Gastronômico da cidade no próximo dia 16 julho. Além disso o prefeito Txai manifesta sua alegria dizendo que dentre diversas obras entregues, vai entregar 20 casas e 120 apartamentos para pessoas realmente necessitadas no município.
(*) Soelson Araújo é diretor-presidente do Diário de Minas