
Créditos: Sisema / Divulgação
26-09-2025 às 11h05
Direto da Redação*
Na quarta-feira (24/9), foi realizada uma operação de fiscalização em áreas de mineradoras de Minas Gerais para verificar o cumprimento da decisão judicial relacionada à Operação Rejeito, da Polícia Federal, que determinou a suspensão das atividades de 19 empresas.
A ação contou com equipes técnicas ambientais e apoio da Polícia Militar, garantindo segurança durante as diligências. As vistorias ocorreram na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e em Ouro Preto, com inspeção em frentes de lavra, áreas de apoio e estruturas operacionais. O objetivo foi checar a paralisação das atividades e a integridade dos controles ambientais e de segurança.
As equipes constataram que as empresas fiscalizadas estavam com as operações suspensas, em conformidade com a decisão judicial. A fiscalização seguirá em caráter itinerante e simultâneo, incluindo abordagens terrestres e apoio aéreo para registro de evidências.
As mineradoras afetadas devem manter as atividades interrompidas até nova deliberação. Os sistemas de controle ambiental permanecem ativos para evitar danos ao meio ambiente. Outras empresas citadas na decisão ainda serão fiscalizadas nos próximos dias.
Além das ações em campo, processos administrativos e de auditoria estão em andamento para revisar procedimentos relacionados às companhias investigadas no âmbito da Operação Rejeito.