O noivo cearense de Mona Lisa
O camarada esperava que Gioconda - Mona Lisa de Leonardo da Vinci – viria para se casar com ele e passou a vida inteira alimentando esse sonho
12-02-2024 às 09h:08
Por Carlos Mota*
A Psiquiatria e a Psicologia atuais bem que deveriam observar melhor o princípio constitucional da igualdade, pois consideram DOIDA uma parte da sociedade e a outra não.
Só hoje conheci a história do doido Príncipe Ribamar da Beira Fresca e que viveu pelas ruas de Juazeiro do Norte só idealizando coisas boas para o povo. (Vale a pena pesquisar no Google!)
O príncipe passou boa parte de sua vida de solteiro aguardando a vinda de uma imaginária noiva italiana, e a sua noiva era nada mais nada menos que a Gioconda - Mona Lisa de Leonardo da Vinci, cujo retrato ele exibia ao incrédulo povo de lá.
Por incrível que pareça, o primeiro aeroporto de Juazeiro foi construído pelo apaixonado noivo de Mona Lisa, meses e mais meses mourejando num cabo de enxada e auxiliado por piedosos e gozadores, pois disseram a ele que Gioconda estava no Aeroporto de Roma e de malas prontas para pegar um avião da Panair, mas o teco-teco não tinha como aterrissar em Juazeiro.
Pois é, para os “entendidos” em mente humana, o Príncipe Ribamar era um doido, mesmo por toda vida pensando e fazendo coisas boas, mesmo sendo ridicularizado, embora amado pelo povo de Juazeiro do Norte, cujo o atual aeroporto, construindo em riba do dele, Ribamar, deveria levar o seu nome, conforme propôs em 1995 o seu conterrâneo e ator José Wilker, que o conheceu.
Mas esses mesmos entendidos não rotulam de doido alguém, por exemplo, que passa a vida inteira colecionando bens e dinheiro, mas insensíveis aos que passam fome, sede, frio e que padecem de todos os males do mundo.
Em Minas Novas conheci um “doido” parecido e que era primo de Jesus e por Ele nomeado Presidente-rei da Justiça Divina: Tiago Primo de Oliveira, o seu nome.
Tiago, além de seus batuques e cantorias, também se parecia com o seu colega Príncipe de Juazeiro, pois só dizia e fazia coisas boas, enquanto o meu tio-bisavô Julio Senna, por exemplo ou mau exemplo, não tinha pena nem dó de ninguém, mas era “são e cidadão de bem” aos olhos dos entendidos em mente?!?
Dá pra entender?
A propósito, doido de pedras que sou e com a autoridade de sucessor do Presidente-rei Tiago de Minas Novas vou à Câmara dos Deputados, assim que passada esta doideira de Carnaval que ora acomete mais de cem milhões de brasileiros, e lá tentarei convencer algum parlamentar amigo a apresentar um Projeto de Lei nomeando “Príncipe Ribamar da Beira Fresca” o Aeroporto de Juazeiro do Norte, ouvido obviamente o povo de lá!
E para matar dois coelhos com uma cajadada só, também farei contato com a Câmara de Minas Novas, sugerindo que a Estrada da Barragem - cujo o asfalto foi obtido por mim, quando deputado federal - seja oficialmente denominada “Rodovia Rei Tiago”, pois, por muitos anos, ele foi o único morador e lá criou a sua linda e exemplar família, mesmo sendo chamado de doido!
*Carlos Mota, escritor e ex-deputado federal - MG
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|