O momento é de restabelecimento das amizades e da harmonia perdidas por causa da política
Nada justifica a desarmonia provocada em um sem-número de famílias por causa da opção política. É importante entender que uma coisa nada tem a ver com a outra. E a vida continua.
26-11-2022
10h:08
Tavares da Cunha*
Daqui a pouco a eleição para presidente da República faz “messário” e as pessoas de modo geral precisam encarar a realidade dos fatos e desarmar os espíritos, para o bem de cada cidadão brasileiro e do Brasil, porque não se constrói nada de positivo com sentimento de ódio, rancor, mágoa.
Casos de pais que se distanciaram dos filhos por causa de opção política partidária. Numa comparação, é como um torcer para o Cruzeiro e o outro para o Atlético e em um clássico dos dois times, porque um perdeu, não é motivo nenhum para sacrificar uma amizade. Tudo passa.
Casos de irmãos, parentes, amigos, colegas, que, por uma mera questão política, quantos deixaram diluir na voragem do tempo relacionamentos antigos, aparentemente alicerçado em pedras. São cenas tristes que precisam ser apagadas para o bem do resgate do que se perdeu.
Quem se enquadrar em algum dos casos citados, convém refletir se o problema está no outro ou em si mesmo. Isso é doença. Talvez o melhor seja reconhecer isso, que dói menos, e procurar um bom profissional da psicologia para lhe dar ajuda.
Nesses últimos anos, quem os viveu deve ter percebido que uma energia negativa tomou conta do País e, de repente passamos todos a testemunhar as mais estranhas reações das pessoas. Uma onda de agressividade permeia a população, quando tudo pode ser diferente.
Todos nós precisamos introjetar determinadas coisas, como por exemplo ninguém é deste mundo. Não há sequer uma pessoa com 150 anos a pisar o chão do planeta. Por que viver a fomentar a cizânia? Por quê? Para quê? São perguntas que cada um deve se fazer e buscar em si mesmo as respostas.
Posso estar engando e se estiver, me corrijam, mas melhor é viver em harmonia, é espargir aos quatro cantos a energia do amor, pois essa sim, constrói positivamente coisas maravilhosas e mágicas.
Tenho a impressão de que cada ser humano que vem a este mundo carrega no DNA o “script” e, certamente, nele está escrito “fazer o bem sem olhar a quem”. É importante cada um mergulhar em si para encontrar as pérolas do seu interior.
Como sugestão, que cada um reconheça as suas faltas, aperte a mão um do outro. Dê um abraço no parente. Dê um beijo de reatamento daquilo que nunca deveria ter encerrado.
Mas, use máscaras, porque a covid-19 está de volta. Se não vacinou, vacine, largue de ser negacionista. Tome os cuidados de antes desse interregno que a doença nos deu.
Os problemas e as soluções estão dentro de você. Dentro de cada um há um sol a brilhar.
*Filósofo.