
Créditos: Aeroin/Divulgação
05-09-2025 às 09h42
Sérgio Moreira*
Nos dias 18 e 19 de setembro, acontecerá a primeira edição do Aviation XP no Sudeste, no Aeroporto da Pampulha. Minas Gerais tem se destacado nos setores de aviação geral, executiva e agrícola, com crescimento e investimento sólidos nos últimos anos. O Aeroporto da Pampulha, no coração da capital do estado, registrou mais de 27 mil operações de pousos e decolagens em 2023, refletindo a expansão da aviação executiva no estado.
A frota de aeronaves agrícolas no estado cresceu 4% em 2024, com 104 aeronaves em operação, representando 3,8% da frota nacional. Minas Gerais tem 67 aeroportos públicos, 199 privados, 146 helipontos, 7 empresas de táxi aéreo, 21 empresas de serviços aeroagrícolas e 55 oficinas de manutenção aeronáutica, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).
O evento tem a expectativa é reunir fabricantes, operadores, prestadores de serviço e empresas que vão levar algumas das principais novidades do universo da aviação executiva para a capital mineira. O evento conta com o apoio da Motiva, que é a concessionária responsável pelo aeroporto.
Consolidada como um dos principais encontros do setor aeronáutico no Brasil, a Aviation XP já possui um histórico de sucesso em diversas regiões do país, como a quinta edição no Centro-Oeste e forte presença no Nordeste e no Sul. Reconhecida por ser um ponto de encontro essencial para fabricantes e fornecedores, a Aviation XP, agora, leva sua proposta ao Sudeste, com sua primeira edição em Belo Horizonte.
No evento, uma vasta gama de produtos e serviços é apresentada a potenciais clientes. Os convidados terão a chance exclusiva de conhecer modelos em exposição e, em alguns casos, participar de voos de demonstração.
Para mais informações sobre o evento, acesse aviationxp.com.br.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para sergio51moreira@bol.com.br