Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros. Créditos: Reprodução
29-11-2025 às 09h01
Sérgio Moreira*
Última edição do ano reúne 110 equipamentos culturais e promove 122 atividades em todas as regiões do estado. No dia 27 de novembro, vários municípios mineiros voltam a ganhar luzes, encontros e movimento com a realização da 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas. A iniciativa, promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), reúne um conjunto de atividades culturais gratuitas em horários estendidos, com o objetivo de aproximar moradores e visitantes dos espaços de memória, leitura e criação presentes em todo o estado.Nesta edição, a Noite Mineira alcança 94 municípios e envolve 110 equipamentos culturais, entre 59 bibliotecas públicas e comunitárias, 33 museus e 18 centros culturais, casas de cultura e outros espaços expositivos. Juntos, eles oferecem ao público 122 atividades, que vão de exposições e visitas mediadas a saraus, oficinas, exibições audiovisuais, apresentações artísticas, instalações e ações educativas.
Dezessete municípios participam pela primeira vez da 14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas marca um novo avanço na interiorização das políticas culturais em Minas Gerais.os municípios integram pela primeira vez a programação oficial: Alagoa, Berizal, Bocaiuva, Conceição do Rio Verde, Durandé, Fortuna de Minas, Guarani, Luisburgo, Nova Resende, Pains, Pará de Minas, Rio Pomba, Rio Preto, Santos Dumont, Taparuba, Várzea da Palma e Visconde do Rio Branco.
A entrada desses territórios reforça o compromisso do Governo de Minas com a descentralização da cultura, ampliando o alcance de iniciativas formativas e de lazer, e garantindo que cada vez mais mineiros tenham acesso a experiências culturais qualificadas. A expansão também revela o fortalecimento das redes municipais de cultura, que encontram na Noite Mineira uma plataforma de visibilidade, dinamização e engajamento comunitário.
Com sua realização bimestral, a Noite Mineira se consolida como uma das principais estratégias de democratização do acesso à cultura em Minas Gerais, estimulando o uso contínuo desses equipamentos e fortalecendo a relação entre comunidade e patrimônio. Ao abrir suas portas durante a noite, museus e bibliotecas ampliam possibilidades de fruição para públicos diversos, incluindo trabalhadores que não conseguem frequentar esses espaços em horários convencionais.
Promovida pela Secult-MG, com coordenação da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, e apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS), a Noite Mineira reafirma o papel desses equipamentos como lugares de conhecimento, memória, identidade e encontro, fundamentais para o fortalecimento da herança cultural mineira e para a formação de cidadãos críticos e participativos.
Confira a programação completa no neste link https://drive.google.com/file/d/184xo-FegkKkAXwErN5C194zy6TSs90By/view
14ª Noite Mineira de Museus e Bibliotecas
Horário: 18h às 22h
Coluna Minas Turismo Gerais
Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63

