
Personagem polêmico no mundo político. Sobre ele, que, por ironia do destino, ganhou em vida um Nobel da Paz. CRÉDITOS: Divulgação
Getting your Trinity Audio player ready...
|
22-05-2025 às 09h12
Ítalo Rocha Leitão*
O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger (1923/2023) foi um personagem polêmico no mundo político. Sobre ele, que, por ironia do destino, ganhou em vida um Nobel da Paz, pesam vários pecados da sua atuação internacional: fomentou guerras, invasões e colaborou diretamente com as ditaduras militares na América do Sul, incluindo o Brasil (1964/1985) e o Chile (1973/1990).
Em 1962, Kissinger fez uma visita ao Recife quando Miguel Arraes tinha sido eleito governador de Pernambuco pela primeira vez.
E, 35 anos depois, voltou à capital pernambucana e encontrou Arraes no seu terceiro mandato de governador, uma rara façanha em qualquer país do mundo – como disse o escritor Antônio Callado.
E foi durante uma palestra no Centro de Convenções, em Olinda, que Kissinger soltou uma piada ao perguntar: “Aqui só tem Arraes para governar os pernambucanos?”.
O governador Miguel Arraes, que estava no evento, não achou a menor graça, mas não passou recibo.
Mais adiante, em 2002, ao ser eleito para o seu terceiro mandato de deputado federal, Arraes olhou para seu filho Lula Arraes e comentou: Será que aquele americano vem de novo visitar Pernambuco?
Em seguida, Miguel Arraes deixou no ar um sorriso irônico e a baforada do Cohiba, seu charuto cubano preferido!!!
* Ítalo Rocha Leitão é jornalista