Niemeyer, o carioca mais mineiro, vai entrar para o livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
Ele pode muito bem ser chamado por nós como o carioca mais mineiro, simplesmente porque está presente em Minas, a começar da obra da Pampulha
08-06-2023 - 17h:46
Direto da Redação
O arquiteto Oscar Niemeyer é o carioca mais mineiro que conhecemos, e é por isso que ele ganha este espaço porque o seu nome deve ser incluído no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
Daqui a cinco dias, no Senado Federal, a Comissão de Educação (CE) vai se reunir, para examinar o Projeto de Lei (PL) 477/2023, que visa a incluir, com toda a razão, o nome do arquiteto Oscar Niemeyer no livro dos heróis da Pátria.
Ele pode muito bem ser chamado por nós como o carioca mais mineiro, simplesmente porque está presente em Minas, a começar da obra da Pampulha, passando pelo edifício JK e outro na Praça da Liberdade (foto), o Colégio Estadual (...). Obras marcantes, que, certamente são provas da mineiridade dele.
Ademais, é preciso considerar, também, que ele tinha amigos, como se diz, “amigos do peito”, mineiros, como por exemplo o professor Darcy Ribeiro, que, a pedido deste, ele construiu a Universidade de Brasília (UnB).
Recordo-me de que Niemeyer, como amigo de Darcy, chegou ao ponto de dizer que o professor, antes da criação da UnB, só falava nela. O arquiteto achava, “ele está ficando doido”.
Por último, para comprovar a sua mineiridade, Niemeyer criou a Cidade Administrativa, onde funciona hoje a sede do governo de Minas Gerais.
Ao que sabemos, não há nenhuma figura nacional em Minas tão marcante, em termos materiais, urbanisticamente falando, do que o carioca mais mineiro, Niemeyer, pequeno grande homem de notório saber.
Viva Oscar Niemeyer, herói nosso!
É do senador Paulo Paim (PT-ES) a proposta do projeto, que recebeu parecer positivo da relatora, senadora Jussara Lima (PSD-PI).
Referência da arquitetura moderna mundial, Niemeyer construiu Brasília (DF), a pedido de JK - Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal foram projetados por ele.
O livro que receberá o herói Niemeyer registra o nome de brasileiros e brasileiras que dedicaram o viver na defesa e na construção do Brasil.