Não demorou muito e a famigerada máscara de proteção contra a covid-19 está de volta, obrigatoriamente
É uma “subvariante” que está aí, surgida devido a negligência de milhões de brasileiros negacionista que não tomaram vacina contra o vírus. O decreto de uso de máscara será publicado hoje pela PBH.
Direto da Redação
18-11-2022
06h:53
Tudo indica que a nossa “volta ao normal de antes”, depois do rápido e falso interregno da covid-19, demorou pouco tempo, porque o vírus está aí de novo, mais forte do que antes.
E tudo indica que é porque 40 milhões de brasileiros não se vacinaram; 90 milhões não completaram as doses, e assim ganhamos uma “subvariante” que provoca quadros mais graves.
Segundo noticiou a CNN, ontem, a covid-19 cresceu 400% em São Paulo no último mês e a rede hospitalar paulista já está quase lotada
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que antes dizia não ser necessário voltar a usar máscara, determinou neste 17 de novembro o uso dela em veículos fechados de transporte e unidades de saúde.
Foi a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarra, quem fez o anúncio da volta do uso de máscaras, uma semana depois de a Universidade Católica de Minas Gerais exigir o uso de novo no interior do seu campus universitário.
Hoje, segundo ela, o decreto tornando obrigatório o uso de máscara em meios de transporte como ônibus, táxis e aplicativos, mais estabelecimentos de saúde, postos e clínicas será publicado, valendo a princípio por uma quinzena de dias.
A secretária recomenda a retomada de todos os cuidados de antes, como a higiene de mãos, uso de álcool em gel, e evitar sair de casa se estiver com sintomas de gripe.
Um boletim epidemiológico da PBH, informava que 137.812 pessoas testaram positivo para COVID-19. Aqui, em 2022, com 955 mortos. De fevereiro de 2020 para cá foram 450.479 casos confirmados, com 8.250 mortes.
Em BH, é de 96% a taxa dos habitantes com a dose única; 88,6% com duas doses; 72,6% com três doses (1ª dose de reforço); e 19,2% com quatro doses (2ª dose de reforço). A base do índice de cálculo é uma população de 2.521.564.