Municípios mineiros deram demonstração de grande poder no 38° Congresso, no Expominas
Dois ministros de Estado e políticos de modo geral deram a impressão de que toda Minas Gerais estava concentrada ali, numa mega união recorde.
09-05-2023 – 18h:30
Alberto Sena*
O 38° Congresso Mineiro de Municípios, promoção da Associação Mineira de Municípios (AMM) conseguiu reunir hoje e continuará amanhã, um público de fazer inveja a qualquer “pop star”. Poder-se-ia dizer que Minas Gerais quase todinha estava ali no Expominas, Região Oeste da capital, representada por vereadores, mais de 600 prefeitos e gente do meio político, calculadamente, cerca de 10 mil pessoas.
Um mega evento foi o que se viu, e uma demonstração de poder, ao ponto de trazer a Belo Horizonte dois ministros de Estado, o da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e Alexandre da Silveira, de Minas e Energia, além de líderes políticos e todos os cantos do Estado.
Pode-se dizer que uma cidade de stands foi montada dentro do espaço enorme da Expominas, com representação de uma grande variedade de instituições, empresas privadas e prefeituras, sem falar que tudo isso proporcionou encontros vários de pessoas, em um intercâmbio saudável.
De hoje até amanhã, serão apresentadas mais de 300 palestras diversas sobre temas do interesse e do momento, relação entre legislativo e executivo e vice-versa, reforma tributária, a rotina dos gestores e servidores públicos, Assistência Social, Captação de Recursos, Contábil, Controle Interno, Convênios, Desenvolvimento Econômico, Direitos Humanos, Economia, Cultura & Turismo, Educação, Esportes, Governança, Jurídica, Saúde, Meio Ambiente.
Marco Vinícius da Silva, presidente da AMM, estava feliz o bastante para dizer que este é um encontro que bateu todos os recordes e na ocasião comemorou esse encontrão por ter a oportunidades de discutir e atualizar os mais de 800 municípios sobre assuntos essenciais à governança e os demais temas apregoado pela trilogia ESG.
Segundo o presidente, antes eram 300 municípios filiados “e hoje passamos de 800 municípios. Esse congresso é bem claro, vamos discutir a reforma tributária importantíssima para os nossos municípios. Temos trabalhado de forma incansável para que os municípios tenham voz e vez”, disse.
Foram entregues, logo depois da abertura do evento, a Comenda Especial do Mérito Municipalista e a Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, ao governador em exercício, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), ao ministro Alexandre Silveira, ao ex-presidente da AMM, Julvan Lacerda, e os secretários de Estado Fábio Baccheretti e Luiza Barreto.
O evento continua amanhã, quando acontecerá o 1° Fórum Mineiro de Controladores Públicos Municipais, das 14h às 17h, no Auditório Norte. Serão apresentados os temas “Uma visão integrada das dimensões preventivas, detectivas e corretivas do controle interno”, dentre outros.
Haverá um painel Comunicação para os assessores de comunicação das prefeituras e câmaras municipais e quem mais trabalha na esfera municipalista, na Sala Alto Paranaíba.
Na programação do evento constam temas como os “Hábitos de audiência nas rádios do interior – consumo + insigths sobre o meio em todo Brasil”
Quem participar do evento irá assistir a entrega do “XI Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, no dia 10 de maio, às 16h30, quando serão informados os vencedores da edição.
Outro destaque é a 36ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, com mais de 350 expositores do Estado e do País, com produtos e serviços vários.
A exposição Brumadinho de Braços Abertos integra a programação do 38° Congresso Mineiro de Municípios, no foyer de entrada, próximo ao credenciamento do evento. A mostra reúne grandes painéis com imagens da cidade, sacadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer.
Ele quem cuida das fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do Município e catapultar o turismo na região, depois do estouro, em 2019, da barragem da Mina do Córrego do Feijão.
*Editor Geral do DM