Morreu Jair Bala, jogador e técnico do América mineiro; ele substituiu Pelé no Gol 1000
Jogadores do América, em respeito ao grande atleta e ex-técnico fizeram uma homenagem a ele antes de iniciarem o treinamento desta terça-feira.
Direto da Redação
28-12-2023
09h:47
Aos 79 anos, o maior ídolo do clube de futebol América mineiro – o capixaba Jair Bala – morreu, depois de um coma no mês passado devido à problema de saúde.
Com 78 gols marcados pelo América, em 91 jogos, entre 1964-65 e de 1970 a 1972, Bala tornou-se o 6º maior artilheiro de seu time do coração. Em 1971, ele se sagrou campeão mineiro invicto.
Bala foi homenageado nesta terça-feira antes do treinamento. Os jogadores, em respeito ao grande jogador do América e ex-técnicos lembraram, profissional sério, competente e com um jeito característico de falar e andar.
A história de Jair Bala no futebol é bastante rica porque ele atuou com Pelé - hoje internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), no Santos paulista. Jogou também no Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro.
Bala ganhou mais notoriedade ainda ao substituir Pelé em seu milésimo gol, jogando contra o Vasco da Gama em novembro de 1969.
Em 1973, ele encerrou carreira e se tornou treinador. Dirigiu clubes mineiros e foi campeão brasileira da Segunda Divisão, chamada Taça de Prata, em Londrina, como técnico.