A atual linha 1 do metrô será ligada à linha 2 por 10,5 quilômetros. Com isso surgirá uma nova estação, a de Nova Suíça. Outras seis estações serão implantadas na linha 2.
O arremedo de metrô – para não dizer trem – que foi privatizado, teve nesta semana um destacado resultado, que foi o início da construção da linha 2, até o Barreiro, que até 2028 estará pronta para uso.
Há um ditado que diz “antes tarde do que mais tarde”, e tem lugar nesta oportunidade porque os belo-horizontinos cobram isso há no mínimo duas décadas. Só estão sendo atendidos 20 anos depois.
O que está acontecendo agora está no contrato entre a concessionária Metrôs BH e o governo de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
No início das obras houve uma cerimônia, claro, pois este é um acontecimento importante e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo) esteve presente, e não perdeu a oportunidade de marcar: “Para o final da minha gestão, o que eu faço questão é de deixar um legado. Estamos iniciando obras que quem vai inaugurar será o próximo ou os próximos governadores de Minas. Eu não tenho a pretensão de inaugurar obras, mas de lançar projetos que vão melhorar a vida dos mineiros. E o metrô cabe muito bem dentro deste raciocínio”, ele disse.
A atual linha 1 do metrô será ligada à linha 2 por 10,5 quilômetros. Com isso surgirá uma nova estação, a de Nova Suíça. Outras seis estações serão implantadas
na linha 2.