Créditos: Reprodução
11-12-2025 às 09h06
Direto da Redação*
“Ser Marinheiro tem valor”, com a força e a firmeza da energia desta declaração, a Marinha do Brasil (MB) lançou a nova campanha nacional do Dia do Marinheiro, a ser comemorado em 13 de novembro. E em destaque trouxe à lembrança o valor dos militares que vivem suas vidas em defesa, pelo progresso e o bem-estar da sociedade brasileira.
A frase feliz foi apresentada por meio de um vídeo institucional, no Rio de Janeiro (RJ) durante a formatura do Curso de Formação de Oficiais no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), onde esteve o presidente da presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar) de Belo Horizonte, professor Paulo Roberto Cardoso.
“Ser Marinheiro tem valor” é conceito reforçado no vídeo que mostrou o “modus operandi” dos militares no mar, nos rios e em terra e seus impactos. Importante é observar nas mensagens a busca de uma aproximação entre a Força Naval e o cotidiano da população, com intuito de ampliar a compreensão do importante papel dos homens e das mulheres nas fileiras da Marinha Brasileira, “Um avanço significativo na comunicação estratégica da Marinha do Brasil” – assim foi considerado o vídeo exibido, que consolidou “uma linguagem moderna, emocional e alinhada às melhores práticas de comunicação institucional”, que coroou a frase “Ser Marinheiro tem valor”.
Numa rápida passada pelo vídeo é bom lembrar que foram utilizadas narrativas visuais bem elaboradas, com trilhas sonoras sugestivas, além de imagens reais de operações. Tudo isso reforçou a autenticidade das cenas e deu aos que assistiram a dimensão da vida humana naval.
Depois de assistir a tudo que o vídeo mostrou é possível que não haja alguém que resista ao desejo de engajamento porque nele é fortalecida a percepção pública da relevância dos marinheiros em ação nos mais diferentes cenários.
Para mostrar o quanto é valoroso ser marinheiro, além do vídeo a campanha conta com peças para outras mídias “on” e “offline”, como painéis de LED, “busdoors”, aeroportos e empresas de grande porte.
Painéis sincronizados estão no Centro Comercial Boulevard — com mais de 2.100 m² — em Brasília (DF), com identidade visual da campanha estimada por dia de mais de 1 milhão de pessoas.
Destaque adicional a campanha ganhou no Rio de Janeiro com a entrada em cena de uma aeronave dotada de uma faixa publicitária circulando sobre as praias da Zona Sul. Tudo isso funciona como uma injeção na inserção nacional da comemoração do Dia do Marinheiro.
O cerne da campanha é exaltar as virtudes do ser marinheiro — honra, lealdade, coragem, disciplina, patriotismo e espírito de sacrifício. Reforça o papel do militar naval como agente essencial para a segurança e o desenvolvimento do País.
Um estímulo importante da campanha rumo à maior compreensão pública sobre o impacto real do trabalho dos marinheiros na vida dos brasileiros é a diversidade de missões cumpridas pela Força na defesa da Amazônia Azul, as operações humanitárias e apoio científico.
O Contra-Almirante Alexandre Taumaturgo Pavoni, Diretor do Centro de Comunicação Estratégica da Marinha reforçou em discurso a proposta de “valorizar a competência técnica e a coragem silenciosa” dos profissionais navais.
O orgulho e o reconhecimento institucional são elevados pela campanha que deu sua contribuição para fortalecer a coesão interna da Força. Levou à aproximação a sociedade e os militares, o que sem dúvida fez ampliar o diálogo público sobre o papel da Marinha. Isto gerou adesão maior à cultura marítima brasileira.
A campanha, em sua amplitude, é uma maneira de resgatar a trajetória de uma importante figura da nossa história chamada Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. A vida dele foi toda dedicada ao Brasil e inspirou as mensagens altivas inseridas em todas as peças institucionais.
A história dele é um símbolo da construção da identidade marítima desde a participação na Guerra da Independência às ações decisivas na Guerra da Tríplice Aliança brasileira com conexão ao passado heroico às missões contemporâneas pela Força Naval.
A Marinha reforça sua presença institucional e sua relevância para o Estado brasileiro ao difundir a campanha em múltiplas plataformas e espaços públicos estratégicos. O trabalho dos marinheiros vai além das fronteiras marítimas. Faz parte do esforço nacional de segurança, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento social.
Assim, o Dia do Marinheiro transcende a celebração simbólica e reafirma o papel permanente da carreira naval na proteção e no progresso do Brasil.


