Marinha do Brasil em exercício no Lago de Furnas - créditos: Marinha do Brasil
26-10-2025 às 17h27
Direto da Redação
Quem lê as informações a seguir tem a sensação de que está vivendo um filme de guerra. De repente, 1,8 mil militares, embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios, além de diversos outros equipamentos militares ganham os espaços.
Não, não se trata de guerra, mas da Operação Furnas 2025, no Rio de Janeiro para o Sul de Minas. Isto vai acontecer até o último dia deste mês e não passa de um dos maiores treinamentos militares em Minas Gerais, que bem comprova a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) ao deslocar tropas do Rio de Janeiro para o Sul de Minas.
O curioso é que o evento tem a participação de 52 militares de nove países (Arábia Saudita, Camarões, Chile, França, Itália, México, Moçambique, Portugal e Reino Unido) e um da Junta Interamericana de Defesa.
Bem, mas qual é o propósito da Operação Furnas, o leitor com todo o direito pode perguntar e a resposta está na ponta da língua. E para possibilitar o treinamento de Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) integradas aos meios aéreos e embarcações da Marinha Brasileira em operações ribeirinhas, de paz e em treinamentos interagência, com a participação de órgãos municipais e estaduais.
Esse treinamento crava a presença da FFE no Sul de Minas e contribui para mostrar a presença da Marinha Brasileira nas áreas do entorno do Lago de Furnas.

Quem vive na região verá os exercícios de ajuda humanitária, assalto ribeirinho, transposição de curso d’água e missões de combate envolvendo helicópteros da Marinha Brasileira.
Esta é uma boa oportunidade para o público ver como é realizado o exercício de operações de paz com a participação da Força de Reação Rápida, que atingiu o nível máximo de capacitação operacional da ONU, feito este alcançado pela primeira tropa do Brasil, a única disponível no mundo. Isto a torna apta a ser utilizada em missão de paz, a qualquer momento.
Haverá também um workshop interagências de cooperação com a Defesa Civil, reunindo militares da MB e de agências homólogas de Minas Gerais.
A fim de promover o conhecimento mútuo das instituições envolvidas, em termos de capacidades e e limitações, será realizado um workshop interagências de cooperação com a Defesa Civil. Oportunidade de reunir militares da Marinha Brasileira e de agências homólogas de Minas Gerais e ao mesmo tempo estimular a cooperação em ações de assistência humanitária, e buscar soluções preventivas, além de respostas eficientes para as ocorrências na região de potenciais desastres.
Esta é a relação dos Eventos da Operação Furnas 2025: Ação Cívico-Social, nesse sábado, 25, às 8h, na Escola Municipal Maria Aparecida Passos. Travessa Ari Brasileiro de Castro, 55, Centro, em São José da Barra-MG. Contatos: Tenente Nathália (21) 97393-9559 / cgcfn.comsoc@marinha.mil.br
II Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, na segunda-feira, 27, às 8h30, Auditório da Santa de Misericórdia. Rua Santa Casa, 164, Passos-MG. Contatos: Tenente Edvane (21) 96937-7530 / cgcfn.comsoc@marinha.mil.br.
Exercício de Demonstração de Capacidades será realizado na quarta-feira, 29, às 14h30, na Estação Cultural de Passos e Santa Casa de Misericórdia de Passos. Avenida Estação s/nº – Bairro Coimbras, Passos – MG. CEP: 37.904-260 – Contatos: Tenente Ederson (21) 98162-7875 / gcfn.comsoc@marinha.mil.br
Informação importante: será em ônibus o deslocamento para os eventos, com saída às 7h da Delegacia Fluvial de Furnas, que fica na Rua Lavras, 288, Furnas, São José da Barra-MG.

