
Departamento de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha. (DPHDM)
Getting your Trinity Audio player ready...
|
21-05-2025 às 11h50
Direto da Redação*
Contribuir para o desenvolvimento da chamada mentalidade marítima, esta é a proposta do livro digital a História Marítima Brasileira, que exalta a consciência coletiva da importância do mar para a identidade, economia e soberania de um país.
Os 8 mil quilômetros de litoral brasileiro são um patrimônio natural que representa um desafio ao exercício da cidadania e também para a traçar políticas estratégicas. O que é preciso incutir nas cabeças é que o mar está circunscrito ao passado do Brasil e é considerado uma peça-chave para o futuro dele. Esta deve ser a compreensão.
É dentro desse espectro que a Marinha do Brasil acaba de lançar o livro, que é bastante bastante interativo e gratuito, um claro convite dirigido a professores que podem ser os timoneiros para conduzir os alunos a explorarem a História Marítima Brasileira.
O conteúdo do livro foi escrito por especialistas do Departamento de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), que tiveram o cuidado de unir o rigor acadêmico com a linguagem ao acesso de quem é alfabetizado, com o intuito de formar a consciência marítima a partir da base escolar, o que é fundamental.
O foco didático da obra visa suprir as necessidades de professores e alunos do ensino básico e médio. O livro possui peculiaridades a partir de materiais convencionais como sinopses introdutórias antes de cada capítulo, o que facilita a leitura e o entendimento dos textos para estudantes iniciantes.
Os autores são historiadores e experientes, e a obra utiliza como abordagem os grandes ciclos da História Marítima Brasileira, ao mesmo tempo em que conecta eventos históricos à geopolítica, à economia e à formação da cultura brasileira. Oferece uma análise profunda de episódios que revelam a relação vital entre o Brasil e o mar. Segue o balanço das ondas tanto no passado quanto na projeção de futuro.
Ao levar as experiências às escolas, a intenção da Marinha é formar gerações mais conectadas com o papel geopolítico do Brasil no Atlântico Sul. Isso somado a riqueza dos recursos vivos e minerais da Amazônia Azul. Para preparar cidadãos, o trabalho mais conscientes da importância da defesa marítima, da proteção ambiental e da exploração sustentável do território marítimo brasileiro, o trabalho deve começar cedo.
A ação neste sentido é uma clara demonstração do compromisso da Marinha do Brasil com a educação, cultura e preservação da memória histórica nacional.
O órgão responsável pela guarda, pesquisa e difusão do patrimônio histórico da Marinha, o DPHDM amplia seu alcance com ações inovadoras, como a digitalização de acervos, exposições itinerantes e agora com essa obra didática.
E mais: ao distribuir o livro, gratuitamente, a Marinha Brasileira contribui com a valorização do ensino da História e a democratização do conhecimento.
Evidentemente, a expectativa é a de que o material seja amplamente adotado por escolas públicas e privadas e cause nos jovens brasileiros o interesse pela dimensão marítima da nação, muitas vezes ausente nos currículos tradicionais.