Linha 1 do metrô de BH em obras
É a partir desta sexta-feira, 3, e é bom os usuários começarem a se acostumar porque daqui para frente, até 2027, muita coisa irá acontecer para melhorar o metrô.
01-11-2023 – (...)
Direto da Redação
Devem começar nesta sexta-feira, 3, as obras de requalificação da linha 1 do metrô de Belo Horizonte. Essa etapa visa a renovação do que a empresa chama de via permanente, os trilhos, e da rede aérea do sistema.
Trilhos serão substituídos e a camada de pedra britada entre os dormentes e a plataforma ferroviária receberá incremento. Os dormentes de madeira serão substituídos por dormentes de cimento.
“O usuário do metrô vai perceber benefícios como a diminuição de ruído durante as viagens e o aumento da velocidade dos trens, que possibilitará menos tempo de percurso entre uma estação e outra”, comentou Guilherme Bastos Martins, presidente do Metrô BH.
Quanto à rede aérea, elétrica, haverá troca de chaves seccionadoras de energia, postes e fios serão substituídos substituição de postes de sustentação, entre outros, para aumentar a confiança nos componentes e melhorar a gestão, o que, convenhamos, é uma obrigação da empresa que foi privatizada pelo governo Zema a contragosto dos usuários.
Estão previstas intervenções nos trechos entre as estações Eldorado e Carlos Prates até o final do mês de março de 2024 para serviços relacionados à rede aérea, e das estações Eldorado a Calafate para os serviços nas linhas de trilhos.
Ainda bem que, segundo a direção do metrô, a maior parte das obras será trabalhada no período noturno e também nos finais de semana, para afetar o mínimo possível o movimento de trens durante o horário comercial.
Em virtude dos serviços, entre as estações em obras, os trens podem trafegar em velocidade menor e pode ser alterado o intervalo entre os trens.
É bom os usuários do metrô começarem a se acostumar porque as obras da linha 1 só irão acabar, segundo a precisão, em 2027, ali pelo mês de março.