Lançamento do “Ano da Cozinha Mineira”
O lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca o início de uma série de ações voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas
12-03-2024 às 08h:43
Sérgio Moreira*
Nas casas mineiras, o coração está na cozinha. Entre os elementos que ajudaram a desenvolver culturas e identidades em cada região do Estado, os sabores e saberes da nossa culinária surgem como peça-chave dessa formação. Para celebrar o que combina passado, presente e futuro e projeta Minas para o mundo, 2024 se transforma no “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”. O projeto será lançado no 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais e vai permear a programação do evento, que será realizado nos próximos dias 12 e 13 de março, no Palácio das Artes, espaço-símbolo da cultura mineira localizado na capital.
Na abertura especial do encontro, cujo objetivo é compartilhar experiências e iniciativas que contribuem para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para os setores cultural e turístico, o violinista e compositor Marcus Viana irá interpretar a canção “Pátria Minas”, de sua autoria, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Após a performance de Viana, o jornalista, apresentador e escritor Zeca Camargo fará um bate papo, a partir das 14h30, sobre “Cultura e Turismo Cultural”. Na sequência, o lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca a programação. Às 16h, a chef Mariana Gontijo comanda a Cozinha Viva, no foyer do Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Mariana é reconhecida pela pesquisa e valorização dos ingredientes do cerrado e da cozinha mineira de raiz, os quais são revisitados em seus pratos de forma contemporânea.
O evento também terá momentos de atendimento ao público com a participação do Arquivo Público Mineiro, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, da Diretoria de Museus, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Diretoria de Fomento Cultural e da plataforma Prosas. Além disso, haverá exposição e comercialização de produtos típicos da cozinha e da cultura mineira. Além da programação no Palácio das Artes, visitas técnicas em mais de 20 equipamentos do Circuito Liberdade serão oferecidas aos participantes e jogarão luz na prática da produção cultural, dos museus, dos arquivos e também das atividades do turismo.
O 6º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Sebrae Minas, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores de Cultura e Turismo e Associação Mineira de Municípios (AMM). Participam da programação gestores de todo o estado, reunidos para debater estratégias e trocar experiências bem sucedidas nos municípios.
O lançamento do “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea” marca o início de uma série de ações voltadas, voltadas para a promoção da diversidade da cozinha de Minas Gerais e de como ela é definidora também da cultura do estado. “Serão dois dias de muita reflexão, aprendizados e estudos. Falar da Cozinha Mineira é falar da formação de Minas Gerais, das nossas identidades, das nossas culturas, de quem fomos e de quem somos. Ao longo de 2024, faremos várias ações para celebrar a Cozinha Mineira. Na terça-feira, teremos o ponto de partida”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Programação - Na quarta-feira (13/03), está prevista a mesa “Cozinha Mineira: tradição e contemporaneidade”, com os chefs Caio Soter e Márcia Lima (a confirmar), a partir das 9h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Em seguida, a secretária-adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, realizará a palestra “Marketing de grandes eventos e atração de turistas”. Complementando a programação da manhã, o presidente da Codemge, Thiago Toscano, abordará o tema “Economia criativa, cultura e turismo na geração de emprego e renda”, a partir das 10h50.
PALÁCIO DAS ARTES
A gerente de Marketing e Inteligência de Mercado da TAP Air Portugal, Suelda Vicente, também participará dos encontros da terça-feira, com uma palestra que encerrará as atividades da parte da manhã. As discussões serão retomadas à tarde no Grande Teatro com a apresentação de Marta Poggi, palestrante internacional e mentora especializada em tendências, inovação e transformação digital no turismo e hotelaria. Ela convidará o público a refletir sobre “O papel do gestor público na construção de destinos turísticos inteligentes”, a partir das 14h.
Premiado e reconhecido no Brasil e no exterior, o arquiteto Gustavo Penna, a partir das 15h, vai tratar da relação entre a “Arquitetura contemporânea e patrimônio histórico como atrativos turísticos”. Depois, às 16h, haverá uma bate-papo com o professor Michel Abras, especialista em Estratégia e Finanças Corporativas, e a Analista Setorial de Turismo do Sebrae Minas, Nathália Heringer. Juntos eles vão abordar o tema “A gastronomia e o fortalecimento da identidade e do turismo de Minas Gerais”. Outro ponto importante será debatido pelo fiscal Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Lucas Guimarães, que detalhará, a partir das 17h, “A importância da qualidade da cachaça para a cozinha mineira”. Por fim, a partir das 18h, será feita a entrega dos certificados de reconhecimento das Instâncias de Governança Regionais.
Inscrições - O evento está com inscrições abertas até o dia de abertura – terça-feira (12/3). Os ingressos para as diversas atividades são gratuitos e devem ser retirados por meio da plataforma Sympla.
*Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|