Kdu dos Anjos ganha prêmio internacional com a sua “Casa do Ano”, no Aglomerado da Serra
Na categoria por ele inscrita, concorreu com modelos da Índia, do México, da Alemanha e do Vietnã. Quem deu a notícia foi ele mesmo, em sua página do Facebook.
Direto da Redação
23-02-2023
17h:48
Notícia sensacional! Alguém já imaginou uma residência do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, Região Centro-Sul, ganhar um prêmio internacional - ArchDaily Building of the Year 2023 – como “Casa do Ano”?
A casa é de Kdu dos Anjos, um artista do Aglomerado, que a construiu utilizando-se de materiais encontrados na periferia, e como ele mesmo disse, em sua página do Facebook, na qual se explodia de alegria, “com implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação”.
O resultado disso foi essa casa construída em terreno anguloso, com cerca de 70 m², no qual ele implantou o que chamou de “dois módulos estruturais, em dois níveis”, atentando bem para a boa qualidade ambiental.
O importante desse prêmio é que o julgamento foi dos leitores do ArchDaily, que viram modelos de casas da Índia, México, Alemanha e Vietnã.
Ele era todo satisfeito com o resultado e, claro, deu a notícia em sua página, acompanhada de fotos.
Esta foi a 14ª edição do projeto e neste ano arregimentou 4,5 mil edifícios em 15 diferentes categorias. A votação online deu a vitória ao projeto de Kdu, na modalidade por ele inscrito.
Outro dado surpreendente é que “a casa do pomar ou barraco do Kdu”, como é conhecida esta localizada em um ponto sem CEP, sem água encanada e nem energia elétrica “legal” possui.
O “bairro”, se é que se pode chamar assim, porque não foi urbanizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foi construído pelos próprios moradores. “A estrutura do meu barraco fortalece a sustentação do beco inteiro”, disse ele.
Ele gosta de dizer que mora “na rua Sustenido, beco Jenipapo (poesia)”.