
Jorge Fernando lança o seu livro número 52 no no restaurante Esquina Santê. CRÉDITOS: Élen Márcia de Souza
Getting your Trinity Audio player ready...
|
02-04-2025 às 10h27
Direto da Redação*
– Pense um número!
-52…
-Acertou! O escritor Jorge Fernando dos Santos vai lançar o seu livro número 52, “Cordiais saudações, Noel Rosa” (Editora Patuá), no restaurante Esquina Santê, na Rua Silvianópolis, 464, Santa Teresa.
E certamente será ao som do ritmo de samba porque o livro é maneira de homenagear o seu personagem central, Noel Rosa.
Jorge Fernando é um camarada predestinado ao sucesso desde quando trabalhava na Rua Goiás 36 fez de tudo.
Foi articulista, cronista, repórter e editor de Cultura. Mais ainda, ele é dramaturgo.
O livro 52 surgiu a partir de um musical inédito que escreveu a propósito do centenário de Noel, no ano de 2010.
Jorge Fernando é também compositor, com mais de uma centena de músicas gravadas com vários parceiros. Publicou em 2024 o Cordel da MPB e o livro de memórias Travessia no tempo. Sua obra “Belo Horizonte em letra e música” foi indicada ao Prêmio AML (Academia Mineira de Letras).

Noel Rosa todo brasileiro conhece, mas desconhece que ele morou em Belo Horizonte nos primeiros meses do ano de 1935, há 90 anos. Ele se casou com Lindaura Neves e veio passar a lua de mel em Belo Horizonte e com o fito de tratar de uma tuberculose pulmonar.
O escritor resgata esse episódio curioso no livro narrando que o poeta veio de trem da Estrada de Ferro Central do Brasil. Ele e a esposa ficaram hospedados na casa dos tios, no Bairro Floresta. O poeta ficou algum tempo internado na Santa Casa de Belo Horizonte e chegou a engordar 12 quilos. Mas adiante, recuperado, caiu no samba.
Interessante no livro é que Jorge Fernando mistura a realidade e ficção, o que leva o leitor a uma regressão ao tempo da BH Cidade Jardim, com passagens pelo dancing Montanhez; samba na Pedreira Prado Lopes e, naquela época, na Rádio Mineira, em fase experimental. Foi quando Noel travou amizade com os músicos Delê Andrade e Rômulo Paes. Encontrou-se também com Carlos Drummond de Andrade, Abgar Renault, Achilles Vivacqua e outros jovens escritores da cidade.
Após uma viagem cansativa no trem da Central do Brasil, o casal de Vila Isabel se hospedou na casa dos tios do sambista, no bairro Floresta. Noel, inclusive, ficaria alguns dias internado na Santa Casa, chegando a engordar 12 quilos. Contudo, não resistindo aos apelos da carne, caiu na esbórnia com boêmios da fauna local.
No seu romance-histórico, Jorge Fernando mistura realidade e ficção, conduzindo o leitor numa viagem lúdica pelas ruas de uma BH ainda bucólica, então conhecida como “Cidade Jardim”. Além de frequentar o dancing Montanhez, uma roda de samba na Pedreira Prado Lopes e a experimental Rádio Mineira, tornando-se amigo de músicos como Delê Andrade e Rômulo Paes, o personagem Noel também se encontra com Drummond, Abgar Renault, Achilles Vivacqua e outros jovens escritores da cidade.
O evento, a partir das 11h deste sábado e terá a participação do grupo vocal OverVozes, interpretando canções de Noel sob a regência do maestro e violonista Hudson Brasil.
