
Presidente Itamar Franco e o lançamento do Real - créditos: Memorial da Democracia
Getting your Trinity Audio player ready...
|
19-05-2025 às 14h44
Por Italo Rocha Leitão(*)
Jornalista/Recife-PE
Terminada a apuração dos votos da eleição presidencial de 1994, o presidente Itamar Franco pegou o telefone do seu gabinete e ele mesmo ligou para Roberto Civita. A secretária do dono da Veja quis saber quem queria falar com o patrão?
Diga que é Itamar!
De onde, senhor?
E, com toda a calma do mundo, ele respondeu:
O presidente Itamar Franco, senhora!
A secretária ensaiou um rosário de desculpas, mas o presidente da República a tranquilizou e pediu mais uma vez para falar com o todo poderoso dono da revista de maior circulação do país, na época.
Do outro lado da linha, Civita se mostrou gentil e amável com o mineiro Itamar Franco.
Aquela ligação tinha um quê de ajuste de contas. Com uma régua na mão, o engenheiro Itamar Franco tinha medido e guardado na memória cada centímetro do que havia sido estampado na revista do Grupo Abril sobre o começo do seu governo. Itamar foi direto ao alvo:
Doutor Civita, obrigado por me atender, serei breve! Quero apenas lhe dizer que o Governo que foi chamado de “pífio”, por sua revista, fez o sucessor!
O presidente Itamar Franco se referia à vitória de Fernando Henrique Cardoso e à capa da Veja, de 07 de outubro de 1992: “Início pífio: Itamar monta um ministério de compadres”.
Itamar Franco tinha assumido o governo com o afastamento de Collor, que enfrentava um processo de impeachment no Congresso e antes da conclusão renunciou à presidência da República.
Itamar atribuiu àquela maldosa capa de Veja ao fato de não ter se dobrado à elite econômica da Avenida Paulista, na formação do seu governo.
O novo presidente do Brasil pegou o país destroçado. Inflação nas alturas, crise econômica disseminada e a credibilidade no governo perto de zero. E, hoje, se olharmos para trás, podemos dizer que, apesar do pouco tempo de Governo,
Itamar Franco foi um dos melhores presidentes do Brasil. Seu maior feito foi a organização da economia brasileira, com a criação e a implementação do Plano Real, que continua norteando a economia do país, e o Real, a moeda criada pelo seu Governo, e que até hoje está circulando por esse Brasil afora!!!
(*)Ítalo Rocha Leitão é jornalista/Recífe/PE