A maior parte do público vem de Minas, seguido por Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma presença internacional forte, com visitantes de mais de 20 países.
Sérgio Moreira*
O maior museu a céu aberto do mundo, localizado em Brumadinho, a apenas 60 Km da capital mineira, é uma atração das artes plásticas entre a beleza da natureza, com árvores e plantas e muitas cores.
O Instituto Inhotim deve bater recorde de número de visitantes em 2024. O museu de Brumadinho pode superar a marca de 350 mil visitas somente neste ano.
A previsão foi feita pela diretora financeira e administrativa do Inhotim, Luciana Zanini, que revela que a meta é crescer ainda mais nos próximos anos. “O nosso objetivo em curto prazo é chegar a 400 mil visitantes por ano”, disse.
Em 2023, o Inhotim recebeu 323.313 visitantes, número já superior ao ano anterior, quando foram 222.973 visitas. A maior parte do público vem de Minas, seguido por Rio de Janeiro e São Paulo, além de uma presença internacional forte, com visitantes de mais de 20 países.
Conforme Luciana Zanini, a expectativa é de mais crescimento nos próximos anos com a inauguração de um hotel no museu ainda neste ano. “O hotel é da iniciativa privada, vizinho ao Inhotim, e tem impacto, promovendo o desenvolvimento econômico, que é muito importante para a região”, afirmou.
O Instituto Inhotim conta com uma área de 140 hectares, 4,3 mil espécies de plantas, e um acervo artístico com esculturas, instalações, fotografias e pinturas, distribuídos em 24 galerias.
Para saber como visitar o Inhotim, acesse www.inhotim.org.br.
*Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira informações para a coluna sergio51moreira@bol.com.br