Há mais de 100 anos, Belo Horizonte ganhava o que seria o seu primeiro hospital particular. Criado para tratar casos de tuberculose, o São Lucas Hospital Particular e Convênios se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de saúde da capital.
Localizado no coração da região hospitalar da capital mineira há mais de 100 anos, o São Lucas Hospital Particular e Convênios, braço da saúde suplementar da Santa Casa BH, inaugura, no dia 23 de fevereiro, às 11h, seu novo Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) – setor voltado para a realização de exames e procedimentos de imagem para diagnósticos e tratamentos assertivos.
No evento, estarão presentes o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima, diretores, superintendentes e gerentes da instituição, além de representantes das operadoras de planos de saúde e prefeituras de todo o estado.
Com um investimento de R$ 6 milhões na ampliação do CDT, o São Lucas reitera seu compromisso com a excelência e o pioneirismo no atendimento aos pacientes das redes particular e convênios de todo o estado de Minas Gerais.
De acordo com a gerente do Centro de Diagnóstico e Tratamento do São Lucas, Vitória Bispo, a requalificação do serviço não se limita à estrutura física, mas também à incorporação de equipamentos de ponta, visando oferecer atendimento de alto padrão no diagnóstico e prevenção de doenças em diversas especialidades médicas.
Entre as principais inovações, destaca-se a aquisição de um moderno angiógrafo Siemens Artis Zee, equipamento que viabiliza procedimentos terapêuticos e diagnósticos minimamente invasivos, elevando a qualidade do atendimento oferecido pelo hospital centenário. O aparelho promete revolucionar o diagnóstico e o tratamento de doenças cardiovasculares, mapeando anormalidades e prevenindo condições graves, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), além de possibilitar procedimentos intervencionistas, como drenagens, embolizações, quimioembolizações, dentre outros.
O novo CDT do São Lucas proporcionará, ainda, uma gama expandida de exames, incluindo colonoscopia e hemodinâmica, reforçando o compromisso da instituição em oferecer um serviço abrangente e de alta qualidade nas principais áreas da medicina.
Dr. Pedro Augusto Macedo de Souza, diretor técnico do hospital, enfatiza o compromisso do São Lucas em alcançar a sustentabilidade e a liderança em cirurgias de alta complexidade. “Investimos significativamente no serviço para consolidar nossa posição como referência em cirurgias eletivas, medicina diagnóstica e intervencionista. Nosso objetivo é oferecer uma infraestrutura completa e moderna para nossos pacientes”, afirma.
O Centro de Diagnóstico e Tratamento é parte integrante do “Projeto São Lucas 100 anos”, uma iniciativa que visa modernizar e aprimorar as instalações do hospital, oferecendo um ambiente propício para a prestação de cuidados de saúde de vanguarda.
Para o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, com a ampliação do CDT, o hospital reafirma o seu papel como um dos líderes da saúde suplementar em Minas Gerais. “O São Lucas Hospital Particular e Convênios tem tradição em seu corpo clínico renomado, na oferta de tratamentos inovadores e na excelência de sua estrutura. Esse investimento é mais um passo para a instituição proporcionar o que há de melhor em assistência médica e hospitalar, oferecendo saúde de ponta para todos”, afirma.
Há mais de 100 anos, Belo Horizonte ganhava o que seria o seu primeiro hospital particular. Criado para tratar casos de tuberculose, o São Lucas Hospital Particular e Convênios se consolidou como uma das mais tradicionais instituições de saúde da capital.
A unidade tem como principal serviço as cirurgias eletivas e, para isso, possui uma infraestrutura completa e com grande disponibilidade de agendamentos. É referência em cirurgia robótica ortopédica e foi o primeiro hospital do País a realizar 100 procedimentos com o robô rosa, um assistente eficiente e preciso, que possibilita recuperação mais rápida dos pacientes. No São Lucas, mais de 300 cirurgias já foram realizadas com essa inovação. Também é reconhecido em todo o Estado pelo tratamento de alto nível nos casos de epilepsia e AVC.
O hospital possui 130 leitos e um centro cirúrgico moderno, com oito salas para diversos procedimentos, todas equipadas para segurança e conforto dos pacientes. Oferece mais de 15 especialidades médicas, como Neurologia, Pneumologia, Coloproctologia, Cirurgia Plástica, Ortopedia e Urologia, dentre outras. Além disso, conta com um corpo clínico altamente experiente e qualificado, com médicos alinhados às tendências mundiais em saúde e chancelados pela Santa Casa BH, maior instituição de saúde de Minas Gerais e segunda melhor empresa do país no segmento Saúde, de acordo com o anuário Época Negócios 360º.
A unidade conta, ainda, com uma equipe de profissionais altamente qualificados, incluindo enfermeiros, médicos e equipe de apoio, preparados para lidar com as demandas específicas de cada paciente, garantindo a segurança e o bem-estar em todos os momentos.
Para ampliar o acesso à saúde para quem não tem planos de saúde e não quer aguardar na fila do SUS, foi criado o São Lucas Para Todos. O programa tem a proposta de levar saúde de ponta para toda a população e, para isso, oferece procedimentos cirúrgicos a preços acessíveis e com a possibilidade de parcelamento em até 36 vezes.
Coluna Minas Turismo Gerais, Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 Informações para a coluna enviar para sergio51moreira@bol.com.br