O livro foi lançado neste sábado, 09, pela Editora Literíssima, na Associação Mineira do Ministério Público, na Rua Timbiras, 2928, no Barro Preto, em encontro festivo
10-11-2024 às 09h:09
Alberto Sena*
Nem a chuva criadeira que esperamos com tanta expectativa foi empecilho para o lamento do 23° livro do escritor belo-horizontino, Henrique German, intitulado “A cidade e a vida”, publicação da Editora Literíssima, de propriedade da jornalista e escritora Leida Reis.
O lançamento aconteceu na Associação Mineira do Ministério Público, na Rua Timbiras, 2928, no Barro Preto, neste sábado. O autor é ex-promotor de Justiça, profissão da qual teve de se aposentar por livre e espontânea pressão de uma doença que comprometeu a sua visão (ele diz que enxerga só 4%), e a partir de então, como ele mesmo disse, “destampou o manancial literário” e em pouco mais de dois anos ele escreveu e lançou mais de 20 livros de todos os segmentos da literatura.
Sempre com a sua companheira, a desembargadora Maria Inês, Henrique teve tempo para abraçar e conversar com todos os que lá estiveram, enquanto lá fora a chuva caía demonstrando com isso a fertilidade do momento vivido por German.
Como informa a editora Cláudia Rezende, na contracapa do livro, “A Belo Horizonte que Henrique German traz neste novo livro é plural e rica em tramas intercruzadas. O caminho que essas histórias percorrem pela cidade – e pela vida – não faz discriminação, vai das áreas mais ricas às periferias”.
Como pessoa, a impressão que se tem dele é que se encontra em permanente estado de graça. O universo cultural dele é admirável, porque ele consegue cativar o leitor, sabe mergulhar nas emoções humanas primárias e delas fala com texto brilhante numa simplicidade sem agredir o leitor. Emoções primárias, German descreve com naturalidade e leva o leitor à reflexão de muitas coisas relacionadas com o emocional da raça humano, do que o nosso semelhante é capaz de fazer, tanto do lado do bem como o mal.
Tem-se do autor a impressão, o que perdeu em matéria de visão ocular, ele ganhou em sua vida individual literária e hoje se consagra como um dos melhores escritores do nosso tempo.
Ele é autor também do livro “Gaveta de Doido”, publicado pela mesma editora, que reúne contos, este eu já li e posso dizer que considero uma obra prima.
*Editor Geral do DM