
Grupo Ferroeste - créditos: divulgação
21-10-2025 às 08h38
De Alex Cabral da Modocon para a Redação do Diário de Minas
O cadastro de informações sobre materiais e serviços em sistemas de gestão de negócios (ERP) é um fator crítico para as indústrias. Qualquer inconsistência gera impacto direto na eficiência operacional, custos e conformidade regulatória. No Grupo Ferroeste, conglomerado industrial com receita líquida anual superior a R$ 2,7 bilhões, essa realidade não é diferente.
Para otimizar seus processos cadastrais de materiais e serviços no sistema SAP, que eram feitos de forma manual, o Grupo Ferroeste com atuação nos setores de siderurgia, energia renovável e agroindústria, adotou a tecnologia de governança de dados da Akquinet Brasil.
Como resultado, em menos de cinco meses de projeto e com o envolvimento de 16 áreas de negócio, mais de 80% dos processos foram automatizados e padronizados, eliminando gargalos operacionais e fortalecendo a governança da informação no Grupo Ferroeste, que conta com unidades em Minas Gerais, Maranhão e Espírito Santo, dedicadas a produzir ferro-gusa nodular, aço verde, cimento, álcool anidro e hidratado, além de gases industriais.
O Grupo Ferroeste eliminou os processos manuais dependentes de formulários e e-mails, que ocasionavam informações incompletas, retrabalho e falta de rastreabilidade. Com a solução MDM+ BRO, da Akquinet, a empresa obteve maior agilidade na validação e criação de cadastros, reduzindo divergências e duplicidades que impactavam estoques, finanças e compliance fiscal.
Em resumo, a área de Compras passou a trabalhar com descrições padronizadas e atributos completos, melhorando concorrência entre fornecedores, análise de equivalência e qualidade de especificação; Finanças e Fiscal ganharam assertividade na classificação fiscal dos itens, mitigando riscos; e as áreas de Planejamento e Estoque reduziram inconsistências em códigos e unidades de medida, evitando rupturas, saldos residuais e perdas de eficiência.
Do manual para o automático e o fim dos gargalos
Mesmo com uma equipe dedicada à gestão de cadastros, a companhia enfrentava desafios para manter a uniformidade e a qualidade dos dados cadastrais de produtos e serviços.
A ausência de regras para o preenchimento de campos no sistema SAP dificultava a descrição e a classificação fiscal dos itens. Além disso, as solicitações de cadastros ou alterações chegavam à Central de Cadastros por formulários e e-mails, frequentemente com informações incompletas ou pouco padronizadas, gerando retrabalho e aumentando o tempo de validação e cadastro.
Com a implementação da solução da Akquinet, o Grupo Ferroeste eliminou gargalos, padronizou descrições e fortaleceu a conformidade tributária, gerando maior agilidade para as áreas de compras, finanças e estoque, tornando mais assertiva a tomada de decisão dos gestores.
A automação dos fluxos de cadastro reduziu o tempo e esforço empregado nos processos e eliminou grande parte do retrabalho originado por informações incompletas, ao mesmo tempo em que as regras de negócio passaram a prevenir erros na origem, garantindo que cada campo obrigatório seja preenchido conforme a natureza do item e que as validações tributárias ocorram da forma correta.
Já o uso de regras de negócio para o preenchimento de campos assegurou a padronização descritiva e a precisão na classificação fiscal (NCM), resultando na erradicação de inconsistências que podiam trazer divergências em áreas de negócio como Compras, Planejamento e Inventário, aprimorando o processos que envolvem materiais e serviços em processos de sourcing, contratos e gestão de estoques.
“O novo sistema nos permitiu não apenas automatizar mais de 80% das etapas manuais, mas também elevar significativamente a qualidade, conformidade e confiabilidade das informações, elementos fundamentais para decisões estratégicas nas áreas de compras, planejamento e fiscal”, afirma o superintendente de suprimentos do Grupo Ferroeste, Rodrigo Cunha Sarubi.
O executivo destaca ainda que, hoje, o grupo conta com um processo de governança seguro, auditável e totalmente alinhado às diretrizes de governança de dados da companhia. “A mudança foi muito além da tecnologia: representou uma verdadeira evolução na forma como tratamos os dados dentro da organização”, completa.
Para o CEO da Akquinet Brasil, Leonardo Libardi, a implementação da solução MDM+ BRO marcou um avanço estratégico na governança de dados do Grupo Ferroeste, substituindo fluxos manuais por processos automatizados e padronizados que reduziram esforços e prazos, aumentaram a confiabilidade das informações e fortaleceram o compliance em toda a empresa.
“Hoje, o Grupo Ferroeste beneficia-se de uma base cadastral padronizada, alinhada às melhores práticas de mercado quando falamos de dados mestres. Essa transformação não só otimizou a qualidade das informações, mas também acelerou a tomada de decisões em áreas como a de Compras, promovendo eficiência ao negócio”, aponta Libardi.
Segundo o executivo, a solução da Akquinet também simplificou a interface para usuários envolvidos no processo de cadastro, removendo complexidades técnicas do SAP e permitindo foco em atividades estratégicas relacionadas ao negócio.
Sobre o Grupo Ferroeste
O Grupo Ferroeste é um grupo familiar com foco no setor siderúrgico, operando através da AVB (Aço Verde do Brasil) e da CBF Indústria de Gusa S.A, as quais comercializam aços longos e ferro-gusa, respectivamente. As subsidiárias Energia Viva, Energia Viva de Minas, Sentinela Florestas e Ferroeste Industrial fornecem madeira para produção do carvão vegetal do grupo. Além disso, o grupo controla a Destilaria Veredas, que possui capacidade de moagem de canade-açúcar de aproximadamente 400 mil toneladas por ano e produz somente etanol hidratado.
ALEX CABRAL
alex.cabral@modocon.com.br
(11) 95193-0026