Governo mineiro substitui comandantes das forças de segurança do Estado
Os nomes foram anunciados, mas o dia de passagem de comando ainda não, o que deve acontecer brevemente por meio de solenidade com honras e agradecimentos aos que deixam cargos
Direto da Redação
18-01-2023
12h:15
O Comando-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) fica com o coronel Rodrigo Piassi do Nascimento; no Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o chefe é o coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo; enquanto o coronel Carlos Frederico Otoni Garcia fica no Gabinete Militar do Governador (GMG); o Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) é entregue ao coronel Erlon Dias do Nascimento; e a coronel Daniela Lopes Rocha da Costa ocupa a chefia do Estado Maior do CBMMG.
Estes nomes foram anunciados pelo governo mineiro como os novos comandantes das forças militares de Minas Gerais, que serão empossados em data a ser marcada e publicada pelo governo do Estado.
Um pouco da biografia de cada um faz bem, a começar do coronel Rodrigo Piassi, que assume o Comando Geral de PMMG. Mestre em Defesa e Segurança Civil, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem especialidade em Criminologia pela Universidade Católica de Minas; e pela Fundação João Pinheiro, é especialista também em Segurança Pública.
O coronel Marco Aurélio Zancanela do Carmo, que assume a chefia do Estado Maior da PMMG, deixa o Comando da 16ª Região da PMMG, de Unaí, Noroeste do Estado. Especialista em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro; de Processos e Gestão Estratégica de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas.
O coronel Carlos Frederico Otoni Garcia deixa a 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM), de Uberaba, Triângulo Mineiro, como especialista em Segurança Pública e Defesa Social, pela Academia da Polícia Militar para assumir o Gabinete Militar do Governador (GMG).
O coronel Erlon Dias do Nascimento, no cargo de Chefe do Estado-Maior do CBMMG, especializou-se em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro; em Inteligência de Segurança Pública e Cenários Prospectivos, pela Academia da Polícia Militar, e em Gestão Estratégica em Defesa Civil pela Faculdade Del Rey.
A coronel Daniela Lopes Rocha da Costa, agora como chefe do Estado Maior do CBMMG, é a primeira mulher a comandar um batalhão aéreo no Brasil e atuou destacadamente nos resgates das vítimas do desastre de Brumadinho (MG) provocado pelo estouro da barragem da Vale do Rio Doce.
Por enquanto, não foi marcada a data para a troca dos comandos, o que sempre é feito com prestação de honras e agradecimentos aos que deixam os cargos.