
Lançado nova hidrovia do São Francisco - créditos: divulgação
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26-06-2025 às 10h10
*Marcelo Barros
Durante evento em Petrolina, o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, apresentou os detalhes da Nova Hidrovia do São Francisco, que terá 1.371 km de extensão navegável. O projeto será executado em três etapas e prevê o transporte de insumos agrícolas, minério, gesso, grãos e outros produtos, estimulando o desenvolvimento econômico do Nordeste e de 505 municípios ao longo do rio.
Nova Hidrovia do São Francisco
A Nova Hidrovia do São Francisco é uma das maiores iniciativas logísticas do país nos últimos anos. O projeto será implantado em três fases estratégicas:
- Fase 1: Um trecho de 604 km navegáveis entre Juazeiro (BA) e Ibotirama (BA), passando por Petrolina (PE) e Sobradinho (BA). Neste trecho, as cargas seguirão por rodovias até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos.
- Fase 2: Expansão de 172 km navegáveis entre Ibotirama e as cidades de Bom Jesus da Lapa (BA) e Cariacá (BA). Esse segmento será conectado aos Portos de Ilhéus e Aratu-Candeias, por meio da malha ferroviária.
- Fase 3: A última etapa acrescentará mais 670 km de extensão, ligando Bom Jesus da Lapa e Cariacá até Pirapora (MG).
Ao final do projeto, a hidrovia terá capacidade inicial para transportar 5 milhões de toneladas de carga por ano, com potencial de expansão conforme a demanda.
Além do transporte de cargas, o projeto prevê adequações na infraestrutura fluvial, como dragagem, balizamento, instalação de eclusas e a criação de terminais hidroviários, garantindo segurança e regularidade na navegação.
Desenvolvimento Regional e Geração de Empregos
A Nova Hidrovia do São Francisco impactará diretamente a vida de 11,4 milhões de brasileiros, abrangendo 505 municípios de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. O empreendimento criará milhares de empregos diretos e indiretos, tanto na fase de construção quanto na operação logística.
O transporte hidroviário é reconhecido como um dos modais mais econômicos e sustentáveis, reduzindo o custo do frete e ampliando o acesso a mercados consumidores. Produtos como grãos, gesso, sal, minério e insumos agrícolas poderão chegar de forma mais rápida e barata aos grandes centros urbanos e portos exportadores.
A expansão da malha logística favorecerá especialmente os produtores rurais e as indústrias locais, promovendo a interiorização do desenvolvimento econômico. Municípios que antes estavam fora dos principais corredores de exportação agora terão acesso facilitado a novos mercados.
A Nova Hidrovia como Marco da Integração Nacional e Sustentabilidade
O projeto da Nova Hidrovia do São Francisco é apontado como um marco de integração logística nacional. Ele conecta o Centro-Sul brasileiro ao Nordeste, promovendo o equilíbrio entre os diferentes modais de transporte – hidroviário, rodoviário e ferroviário.
Além do aspecto econômico, a hidrovia traz benefícios ambientais significativos. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o aumento do transporte por rios contribuirá para a descarbonização da logística nacional, com menor emissão de gases poluentes em comparação ao transporte rodoviário.
O secretário nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, destacou que a iniciativa vai ao encontro das metas de sustentabilidade e eficiência da matriz de transporte brasileira. “A Nova Hidrovia do São Francisco representa mais um avanço para a logística nacional, integrando regiões e promovendo um transporte mais limpo, eficiente e competitivo”, afirmou.
O projeto deve entrar em fase de estudos técnicos já nos próximos meses, com apoio da Infra SA e execução sob a responsabilidade da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba).
*Marcelo Barros é Jornalista