Governador Zema anuncia medidas preventivas à violência nas escolas, 100% delas monitoradas
O monitoramento será de 24h e além dos alunos, para entrar em um estabelecimento de ensino em Minas Gerais, as pessoas terão que se identificar.
12-04-2023 - 17h:09
Direto da Redação
Cem por cento das escolas mineiras monitoradas por câmeras de segurança, e para entrar nelas, além dos alunos, só quem se identificar. O anúncio dessas e outras medidas foi feito pelo próprio governador Romeu |Zema, em visita a um estabelecimento de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), Escola Estadual Amélia Santana Barbosa.
Acompanhado de Igor de Alvarenga, secretário de Educação e do coronel Marcelo Ramos, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar (PMMG), o governador divulgou uma série de medidas preventivas à violência nas escolas e o fortalecimento da rede de proteção já existente.
Atualmente, o monitoramento interno de TV das escolas está em 70% delas e Romeu Zema disse que já tem até o dinheiro em caixa para dotar os 30% restante dessa medida protetora, com monitoramento 24 horas.
Ano passado, segundo o governador, “foram investidos R$ 48 milhões, e neste R$ 35 milhões já estão reservados para equiparmos todas as escolas do Estado com circuito interno”.
Além disso, os portões serão fechados a partir da próxima semana e o acesso às dependências das escolas será restringido e com identificação de quem chegar.
Sem falar que mais 127 viaturas irão dar uma boa reforçada no patrulhamento das imediações das escolas. Um canal direito com a PM foi aberto para diretores das escolas em todo o Estado.
“Esse canal direto facilitará a comunicação de ocorrências ou intervenções de mais urgência. Com todas essas medidas, posso dizer que há um fortalecimento da segurança dos alunos”, disse o governador.
Ele fez menção aos acontecimentos de Santa Catarina, semana passada, e não quer que algo semelhante aconteça em Minas, daí as medidas preventivas tomadas.