Esporte Formula E - créditos: divulgação
08-01-2026 às 08h26
Direto da Redação
– Link do Grupo Oficial de Informações para Mídia da Temporada 2025/26 da Fórmula E, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/L5OShSwTSUj5P8lRSGxQv8
– Veja fotos e vídeos do carro GEN4:
https://drive.google.com/drive/folders/1YPhpGJjngN9QYMWR2-GgtvanBFu4nzQ4
– Fórmula E retorna em 2026 para a segunda etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, no Autódromo Hermanos Rodríguez
– Traçado tem extensão total de 2.608 m e 16 curvas emocionantes;
– Nas últimas três temporadas, o vencedor do E-Prix da Cidade do México conquistou o título do Campeonato Mundial;
– Após abertura dramática da Temporada 12 em São Paulo, o atual líder do campeonato, Jake Dennis, quer vencer também no México.
São Paulo, 7 de janeiro de 2026 – A Temporada 12 (2025/26) do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E abre o calendário do automobilismo em 2026 com a 2ª etapa, na Cidade do México, neste sábado, 10 de janeiro.
Após uma emocionante abertura de temporada em São Paulo, a Fórmula E retorna à Cidade do México para o próximo capítulo do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, diante de uma apaixonada torcida pelo automobilismo.
O E-Prix Hankook da Cidade do México de 2026 também marca a 150ª corrida da Fórmula E, um marco importante na história do campeonato e uma lembrança de como a categoria evoluiu desde a primeira temporada, quando a primeira corrida aconteceu em Pequim, em 2014.
Esta corrida marca a 10ª edição deste evento do campeonato, tendo sido disputado pela primeira vez Temporada 2. Desde então, este evento testemunhou sete vencedores diferentes, com os três mais recentes conquistando o Campeonato Mundial de Pilotos na mesma temporada.
Um deles foi Jake Dennis (Andretti Formula E), que venceu na Cidade do México em 2023 e se tornou o primeiro piloto a conquistar uma vitória na era GEN3 da Fórmula E. Atualmente, Dennis lidera a classificação de pilotos da Temporada 12 (2025/26), após uma impressionante vitória em São Paulo, largando da pole position, no mês passado, que lhe rendeu 25 pontos.
Jake Dennis, piloto do carro nº 27 da Andretti Fórmula E, disse:
“Começar a temporada com uma vitória em São Paulo foi uma ótima maneira de dar o pontapé inicial, mas o foco agora está totalmente na Cidade do México. É uma pista que conheço bem, tenho boas lembranças de lá, mas cada corrida na Fórmula E traz seus próprios desafios. Mostramos que temos um ritmo forte, então o objetivo é fazer um fim de semana sem problemas e continuar ampliando a vantagem como equipe”.
Oliver Rowland, piloto número 1 da equipe Nissan de Fórmula E, disse:
“Estou ansioso para voltar a correr na Cidade do México neste fim de semana, pois o ambiente em torno do evento é sempre incrível. Minha vitória aqui em 2025 foi uma das melhores da minha carreira, a energia da torcida foi inacreditável. Vai ser interessante ver como a remoção da chicane afetará as corridas; espero que haja mais ultrapassagens. Sabemos que precisamos trabalhar duro, os 18 pontos conquistados em São Paulo foram positivos, mas há aspectos a serem melhorados, e esse será o nosso objetivo para o México. A tendência nas últimas três temporadas da Fórmula E tem sido que o vencedor deste E-Prix conquista o título de pilotos, então meu objetivo é repetir o sucesso da Temporada 11”.
Fórmula E retorna ao circuito Hermanos Rodríguez
Após sediar sua primeira corrida em 2016, vencida por Jérôme d’Ambrosio, a Cidade do México e o Autódromo Hermanos Rodríguez estarão prontos para receber a Fórmula E pela décima vez. É uma das parcerias mais duradouras na história do campeonato, com apenas a Alemanha e os EUA sediando mais corridas ao longo dos 12 anos de existência da Fórmula E.
O brasileiro Lucas di Grassi (Lola Yamaha ABT) e o alemão Pascal Wehrlein (Porsche Formula E) são os únicos pilotos no grid com mais de uma vitória no E-Prix da Cidade do México.
Situado no coração da capital mais antiga das Américas, o E-Prix da Cidade do México de 2026 da Hankook apresenta um evento desafiador, mas emocionante. Localizado a cerca de 2.240 metros acima do nível do mar, a corrida testa os limites de cada piloto e equipe.
O Autódromo Hermanos Rodríguez recebeu o nome dos lendários pilotos Ricardo e Pedro Rodríguez e é uma presença frequente no calendário de corridas da Fórmula 1. O traçado apresenta uma extensão total de pista de 2.608 metros (2,6 km) e 16 curvas emocionantes.
O MODO DE ATAQUE ainda reside no coração do icônico estádio Foro Sol, abrigo para dezenas de milhares de fãs apaixonados por automobilismo que torcem por 20 dos melhores pilotos do mundo.
A região metropolitana da Cidade do México abriga mais de 22 milhões de pessoas, e o próprio país é um polo cultural e de paixão pelo automobilismo. Além das nove edições do E-Prix da Cidade do México, a Fórmula E também sediou a rodada dupla do E-Prix de Puebla em 2021, realizada no Autódromo Miguel E. Abed, em Amozoc, e vencida por Lucas di Grassi e Edoardo Mortara.
Sustentabilidade no E-Prix Hankook da Cidade do México de 2026
Enquanto a ABB FIA Formula E mantém sua posição como o esporte mais sustentável do mundo, ela continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável.
Desde programas de impacto social de base e projetos comunitários locais apoiados pelo Fundo Better Futures, até o fornecimento de energia renovável para o evento e sistemas significativos de gestão de resíduos, a sustentabilidade social e ambiental permanece intrínseca ao DNA da Formula E.
As credenciais de sustentabilidade no Hankook Mexico City E-Prix de 2026 incluem:
- Fontes de energia sustentáveis: O evento será alimentado por energia 100% renovável, utilizando o combustível verde óleo vegetal hidrogenado (HVO), reduzindo as emissões em até 90%.
- Fundo Better Futures: O fundo renovará seu apoio à El Caracol, marcando o segundo ano consecutivo em que a organização sediada na Cidade do México é selecionada. A El Caracol receberá uma doação de € 25.000, que será utilizada para apoiar a prevenção da violência e a proteção, a cidadania e segurança digitais, percursos alternativos de aprendizagem através da Escola das Mariposas e a reintegração na educação formal, criando ambientes mais seguros e acolhedores para crianças e famílias na Cidade do México.
- Envolvimento com a comunidade: A Fórmula E continua sua longa colaboração com a Con Ganas de Vivir, uma instituição de caridade que apoia desde a Temporada 2 para ajudar no combate ao câncer e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias. Como parte de seu compromisso contínuo com as comunidades locais, o Campeonato colaborará mais uma vez com os programas locais de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) Technolochicas e TechnoReady, oferecendo palestras sobre carreiras durante a semana da corrida e convidando 60 jovens adultos para participar do Tour Comunitário da Fórmula E.
- O Tour Comunitário: O tour comunitário receberá até 400 participantes de grupos comunitários locais – incluindo a El Caracol, beneficiária do Fundo Better Futures, a Con Ganas de Vivir, parceira comunitária de longa data da Fórmula E, e estudantes universitários locais – para um dia inteiro na pista com visita aos boxes, acesso à área de jogos e visualização do Treino Livre 1.
- Redução das emissões do transporte aéreo de carga: A Fórmula E continua a reduzir as emissões de CO2 relacionadas ao transporte de carga na temporada 2012, otimizando a logística, reduzindo o transporte aéreo de três para dois aviões e aprimorando as soluções de transporte marítimo.
FIA Girls on Track
Reafirmando seu compromisso com a educação e a inclusão de gênero no automobilismo, a iniciativa FIA Girls on track (saiba mais no link: https://www.fiaformulae.com/en/championship/fia-girls-on-track) para a Temporada 12 visa alcançar ainda mais adolescentes em todos os locais de corrida, apoiando a crescente demanda de mulheres que buscam oportunidades e suporte para seguir carreira no automobilismo.
As atividades do programa FIA Girls on Track para o E-Prix Hankook da Cidade do México de 2026 incluem:
- O programa FIA Girls on Track receberá até 120 meninas e adolescentes durante a semana da corrida. As participantes poderão desfrutar de workshops, jogos, palestras sobre carreiras e uma visita guiada aos boxes, promovendo o empoderamento e a educação no automobilismo e na engenharia.
- Em colaboração com a ASN, 240 ingressos gratuitos para o dia da corrida foram distribuídos às participantes, além de outros 800 ingressos oferecidos às candidatas não selecionados.
- O programa FIA Girls on Track tem o orgulho de contar com o apoio da Hankook (Parceira Apresentadora) e da AutoLiv (Parceira Oficial).
Fórmula E celebra 150 corridas
A Fórmula E celebra seu 150º E-Prix em 10 de janeiro de 2026, mais de uma década após sua estreia em Pequim, na China. Ao longo desses 12 anos, a Fórmula E passou por diversas transformações, desde um grande salto tecnológico em seus carros até locais incríveis e a contratação de pilotos de renome.
Tendo começado com trocas de carros no meio da corrida, o campeonato deu passos gigantescos na adaptação de tecnologias de pista para as ruas e agora ostenta uma lista impressionante de fabricantes como Stellantis, Porsche, Nissan, Mahindra, Jaguar e Lola Cars. Ao longo das gerações, os carros também se tornaram mais leves, mais rápidos e mais sustentáveis, com o carro mais recente ultrapassando os limites da mobilidade elétrica nas corridas.
O GEN3 Evo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 1,82 segundo, apresenta um kit aerodinâmico mais agressivo e inclui tração integral para momentos cruciais da corrida, como largadas e ao ativar o MODO DE ATAQUE. Com a estreia do GEN4 na próxima temporada, não há absolutamente nada que possa diminuir o ritmo do futuro do Campeonato Mundial ABB FIA de Formula E.
Ao longo dessa evolução dos carros de corrida, o campeonato também correu no coração das maiores cidades do mundo. De Paris, Roma, Berlim, Londres, Moscou, São Paulo, Miami, Cidade do Cabo, Nova York, Seul, Jeddah, Marrakech e Mônaco, a série percorreu o globo e competiu diante de milhões de pessoas. A Fórmula E foi inclusive responsável por trazer o automobilismo de volta à Suíça, ajudando a suspender uma proibição que vigorava há mais de 60 anos, desde o incidente de Le Mans em 1955.
Antes desta 150ª corrida, também coroamos 10 campeões diferentes ao longo de 11 temporadas, com apenas Jean-Eric Vergne conseguindo títulos consecutivos. Houve 24 vencedores de corridas diferentes, 38 pilotos que terminaram no pódio, 32 pilotos que conquistaram a Julius Baer Pole Position e 89 pilotos que disputaram uma etapa.
Onde assistir ao E-Prix Hankook da Cidade do Mexico de 2026
Os fãs podem descobrir onde acompanhar a ação, incluindo a corrida que começa às 17h05 de Brasília (14h05, horário local) do sábado, 10 de janeiro, neste link: https://fiaformulae.com/en/ways-to-watch
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Band Sports e do Grande Prêmio.
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para questões de mídia da Fórmula E, entre em contato com: media@fiaformulae.com

