Para finalizar o evento de grande sucesso, que se consolida como um dos mais populares festivais de inverno do Brasil, o fim de semana em Diamantina foi especial.
Os tradicionais festivais de inverno realizados em diversas cidades mineiras estão chegando ao fim com interação do público com diversos setores da arte, gastronomia, música, cultura, artesanato. O Festival de Inverno de Diamantina, que teve início em julho, já atraiu milhares de turistas e moradores, transformando a cidade em um polo cultural e turístico. Promovido pela Pulsar Brasil, em parceria com a Prefeitura de Diamantina, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela Tambasa Atacadista e Cateno, o evento também conta com o apoio do SEBRAE, do Conselho de Cultura e Patrimônio e do Comtur.
“Por acreditar que a gastronomia e o Turismo são diferenciais competitivos, que impulsionam o desenvolvimento da região, o Sebrae Minas promove diversas capacitações para que os empreendedores ofereçam serviços de qualidade. Somente para o festival, foram realizadas cerca de dez oficinas sobre técnicas de comunicação, desenvolvimento de pratos para festivais e boas práticas para participação em eventos de gastronomia”, destaca o gerente do Sebrae Minas na Regional Jequitinhonha e Mucuri, Rogério Fernandes.
Para finalizar o evento de grande sucesso, que se consolida como um dos mais populares festivais de inverno do Brasil, o fim de semana em Diamantina foi especial. A cidade receberá o Festival Artesanal de Diamantina: Cervejas, Queijos & Vinhos, na Praça do Mercado Novo.
“O Festival Artesanal de Queijo e Vinhos promete trazer à tona os sabores e aromas dos nossos produtos artesanais premiados. É uma oportunidade incrível para os visitantes experimentarem delícias locais e se encantarem com a qualidade dos nossos queijos e vinhos. Essa festa representará o fechamento do Festival de Inverno e a celebração das tradições gastronômicas da nossa região”, reflete o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turístico de Diamantina, Ricardo Luiz.
Neste sábado, 10, o evento contou com apresentações de Ateliê do Choro, Jazz, Rock e de Amanda Azevedo, que encerraram o festival. Além das apresentações musicais, o Festival Artesanal ofereceu produtos típicos da região como, por exemplo, café, vinhos, queijos e cervejas. Muitos desses itens são produzidos localmente, pois Diamantina abriga sete vinícolas, onde é possível desfrutar de brunches ou almoços harmonizados com vinhos.
A cidade também possui cinco cervejarias artesanais, oferecendo uma ampla variedade de rótulos para os apreciadores de uma boa cerveja. Recentemente, Diamantina foi reconhecida como a 9ª região produtora de Queijo Minas Artesanal do Estado, destacando-se também pela qualidade de seus queijos.
O evento incluiu degustações, comercialização de produtos e apresentações musicais, proporcionou uma experiência rica e saborosa para todos os participantes.
*Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira @sergiomoreira63 informações para sergio1moreira@bol.com.br