Jornal Nova Roma - créditos: UFMG
29-10-2025 às 09h00
Direto da Redação*
Os alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do curso de Ciências do Estado, cujo professor é o doutor Paulo Roberto Cardoso, estão todos de parabéns – alunos e professor – pelo lançamento da 2ª Edição do “Jornal Nova Roma”.
“Memória e Esquecimento” é o pano de fundo do jornal, que, a partir do título “Nova Roma”, remonta à genialidade do professor Darcy Ribeiro, que há décadas vislumbrou as luzes desse mundo novo, já percebido pelos alunos do curso de Ciências do Estado, em processo de surgimento na América Latina, mais especialmente no Brasil.
A iniciativa de criar o “Jornal Nova Roma” é dos alunos do curso de Ciências do Estado, “um projeto de extensão dentro do curso, voltado para toda a UFMG”, conforme salienta o editorial de lançamento da 2ª Edição. É um jornal discente, que, como é acentuado editorialmente, “serve para estimular a escrita – acadêmica ou não – dentre os discentes”.

E é com esse passaporte que os alunos convidam “toda a comunidade universitária para deixar as sombras do esquecimento e se apossar da memória crítica, colocando à luz o que comodamente é ignorado coletivamente”.
Eles e elas – os alunos – se mostram entusiasmados e encaram o lançamento da 2ª edição como um “exercício democrático”, o que vem a calhar bem aos ares que respiramos neste Brasil varonil.
“Memória e Esquecimento” é dividida em seções, o jornal aborda os diversos aspectos da sociedade, como fazem os jornais, a partir da Cultura, Política, Esporte e demais aspectos do dia a dia urbano.
Vejam as manchetes dos cadernos dessa edição: Entre a memória e o esquecimento: o patrimônio prisional brasileiro; Luiz Gama: Patrono da Liberdade, Símbolo da Resistência; Electrical Gaza Curta Metragem/Documentário de Rosalind Nashashibi – 2015; Fé, Esquecimento e Resistência: A Memória dos Evangélicos Progressistas na Ditadura empresarial-militar; Apartheid à Brasileira: Marcos da Luta Negra contra o Racismo no Brasil; Alzira Reis: A violência Epistêmica do Esquecimento; Memória, Esquecimento e a Cidade: O Que as Ruas de BH Lembram e o que esquecem; Um Agravo Pela Memória!; …. E Um Desagravo Contra o Esquecimento; A Banalidade Do Medro; A Carta Magna de 1988 e a Agenda de Sonhos Não Pertinentes; Liberdade de Expressão nas Redes: Reflexões Entre a Lembrança e o Silêncio.
Só pelos títulos se pode perceber o quanto a 2ª Edição do Jornal “Nova Roma” está supimpa!

