
Previsão de Vendas para o dia dos pais em 2025 são boas - créditos: divulgação
28-07-2025 às 10h10
Direto da Redação
Pesquisa Expectativa de Vendas Dia dos Pais 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 55,2% das empresas que são afetadas pela data (74,4%) esperam vender mais este ano do que em 2024.
O otimismo dos empresários (68,5%) é a principal justificativa para a boa expectativa com as vendas, sendo que 47,6% deles esperam retorno positivo de até 20% no faturamento. Roupas, kits/cestas, calçados e carnes encabeçam a lista dos produtos que devem vender mais no Dia dos Pais deste ano.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, analisa que o Dia dos Pais é uma data muito importante para o calendário varejista. “O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes”, explica Martins.
Conforme 29,1% dos estabelecimentos pesquisados, as vendas serão iguais às do ano passado e, para 15,7%, serão piores. As principais ações para incentivar as compras são, nesta ordem: promoções, atendimento diferenciado, divulgação em redes sociais e propaganda. Foram ouvidas 409 empresas de todas as regiões do estado entre os dias 07 e 14 de julho.
A data mais indicada para a realização das compras da data é a própria semana do Dia dos Pais, conforme 79,3% dos empresários ouvidos que também apontam que o cartão de crédito será a modalidade de pagamento mais utilizada. O tíquete médio, segundo 49,5%, ficará entre 70,00 e 200,00.
Entre as empresas impactadas pela data, 65,4% realizam vendas por algum canal on-line, com destaque para o Whatsapp, com 95,5% de preferência, seguido pelo Instagram com 39,5%. As vendas virtuais representam até 10% do total do faturamento de 48,7% das empresas.
Fonte: Fecomércio-MG